Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Últimas notícias

Comissão da ALRS aprova parecer sobre projeto que confere título ao município de Agudo 21/10/2021

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável ao projeto de lei que confere o título de “Berço dos Dinossauros” ao município de Agudo. A proposta é do deputado Paparico Bacchi (PL). De acordo com o relatório da deputada Juliana Brizola (PDT), “os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico encontrados no município, constituem patrimônio cultural da nação, razão pela qual justifica-se a presente proposição”.

Valor histórico

Na justificativa do Projeto de Lei nº 85/2021, Paparico Bacchi destaca o valor histórico, cultural e econômico dos estratos rochosos localizados em Agudo bem como toda a região da Quarta Colônia do Rio Grande do Sul. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal no parlamento gaúcho, são registros de fósseis preservados com origem nos dinossauros, datados de aproximadamente 233 milhões de anos, que despertam o interesse de pesquisadores, revistas científicas e de turistas. “O estudo dos fósseis permite a compreensão da evolução da vida na Terra e consequentemente, da nossa própria história”, pontua o deputado autor da proposta e que também é graduado em História pela Universidade de Passo Fundo.

Pesquisa e divulgação

Os fósseis encontrados em Agudo encontram-se salvaguardados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria, localizado no município de São João do Polêsine. Neste local são realizadas pesquisas, publicações e a divulgação do patrimônio paleontológico de toda região da Quarta Colônia. Os fósseis coletados foram publicados em renomadas revistas científicas internacionais e nacionais, além de terem sua descoberta veiculada em programas nacionais e internacionais de televisão.

Tramitação

Após ser aprovada na CCJ a proposta segue para apreciação conclusiva na Comissão de Assuntos Municipais. De acordo com resolução anterior, projetos de lei desta natureza deixam de ser obrigatoriamente apreciados em plenário.

 

Fonte: Antonio Grzybowski - MTE 13273 - Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS)

Entrega de chuteiras aos alunos do programa “Esporte para Todos” 21/10/2021

Na última quarta-feira, 20, as crianças e adolescentes integrantes do projeto “Esporte para todos” receberam chuteiras e pares de meia, para usarem em seus treinos e futuros jogos pelo Atlético Clube Avenida.

O projeto conta com a participação de 31 crianças e tem execução pelo CRAS em parceria com o Atlético Clube Avenida. As práticas esportivas são realizados no Avenida para meninos e meninas entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos, no turno inverso ao da escola, durante duas vezes por semana.
Na entrega estavam presentes o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Rosângela Roubuste, a representante do COMDICA Raquel Melo e os treinadores André Mainardi e Felipe Cantalupo.

Prefeito Kittel participa de lançamento do “Avançar na Segurança” 21/10/2021

O Governo do Estado está lançando uma série de programas e projetos voltados a investimentos no Rio Grande do Sul. Na última quinta-feira, 21, o Governador Eduardo Leite e o vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., lançaram em evento com autoridades o programa “Avançar na Segurança”.

O Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, e o assessor de gabinete, Fernando Dickow, participaram do lançamento do programa na capital do estado. A participação dá-se a partir da busca da atual administração de Agudo em prol de investimento e projetos na área da segurança pública.

Conforme Kittel, a segurança pública é uma área que necessita de uma atenção especial, pois garante qualidade de vida para a população, além de estar interligada a questão turística e econômica.

De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), os recursos são do tesouro do estado. "É o dobro do que o estado investiu no total nos últimos anos, desde 2007, na área", diz.

No evento de lançamento do programa, também foram entregues viaturas e armamentos para as forças policiais.

Festa do Moranguinho e da Cuca será atração em Agudo 21/10/2021

A Festa do Moranguinho e da Cuca teve inicio em 1998, por idealização da Prefeitura Municipal de Agudo, Emater e associados da extinta Associação dos Produtores de Moranguinho e Produtos Coloniais de Agudo (ASPROMACA), com a intenção de valorizar os produtos do Torrão Amigo. No ano de 2020, devido a pandemia de Covid-19, o evento não foi realizado.

O evento tem tradição por apresentar uma farta gastronomia deverá, mais uma vez, atrair visitantes de toda a região. O morango e seus derivados, cucas de vários sabores, chopp de morango e o tradicional, são algumas das deliciosas atrações, assim como concurso de cucas, produtos coloniais,  ExpoMorango, com feira do comércio, indústria, artesanato e produção familiar, além de shows. Nesta edição, também, faz parte da programação a Escolha das Soberanas do Município.

A Festa do Moranguinho e da Cuca, terá sua abertura no dia 29 de Outubro, a partir das 9h, no Largo Aldo Berger, em frente à Prefeitura de Agudo. No mesmo dia, a Escolha das Soberanas vai definir a nova corte do município, a partir das 19h, no Clube Centenário, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

No sábado, dia 30, o evento continua com a ExpoMorango, das 9h às 22h, e durante a noite um Show com Raquel Tombesi e Sandro e Cícero acontece a partir das 19h, na Comunidade Evangélica de Agudo. O show terá entrada restrita apenas mediante o “ingresso solidário”, que se dá a partir da troca antecipada de um brinquedo e apresentação de carteirinha de vacinação.

No domingo, a ExpoMorango continua com a exposição de seus produtos coloniais e feira do comércio e gastronômica. O evento neste dia inicia às 9h e encerra às 20h.

 

CONCURSO VAI ESCOLHER AS MELHORES CUCAS DO MUNICÍPIO

Uma das marcas do município de Agudo é a sua gastronomia germânica e produção familiar, onde se destacam as saborosas cucas, que estão presentes como parte do cardápio de diversas feiras e festas. Nesse sentido, a Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo em sua premiação terá o tradicional Concurso de Cucas, que chega a sua 8ª edição.

O concurso será dia 26 de outubro, as 14h, na ACISA. Serão premiadas as cucas que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os cinco primeiros lugares poderão comercializar as cucas vencedoras nos dias da Festa do Moranguinho e da Cuca.

O Concurso de Cucas é realizado pela Prefeitura de Agudo e EMATER.

 

ESPAÇO “PRÓ-MORANGO” SERÁ DESTINADO A PRODUTORES AGUDENSES

Agudo é destaque na produção de moranguinho no Rio Grande do Sul, sendo que na última safra foram colhidas 500 toneladas de morango, com uma renda bruta de R$ 4,5 milhões aos fruticultores.

A Prefeitura de Agudo considerando, que o município conta com cerca de 120 produtores que investem no cultivo, e ocupam uma área de aproximadamente 15 hectares com estufas e no solo, lançou em 2021 o Programa Municipal de Incentivo a Produção de Morango – PRÓ-MORANGO.

O Pró-Morango tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens no meio rural, estimular o cooperativismo e gerar emprego e renda às famílias rurais que investem na atividade.

Neste ano, durante a Festa do Moranguinho e da Cuca, produtores cadastrados no Pró-Morango terão espaços na feira para comercializar e expor os seus produtos.

 

SHOW MARCARÁ RETOMADA DE EVENTOS EM AGUDO

A alegria e cultura faz parte da Festa do Moranguinho e da Cuca. Nesta edição, marcada pelo retorno de eventos, terá dois shows especiais na sua programação. No sábado, a cantora Raquel Tombesi e dupla Sandro e Cícero irão se apresentar, a partir das 19h, na Comunidade Evangélica de Agudo.

A entrada será limitada, por meio do ingresso solidário, que deve ser trocado antecipadamente mediante doação de um brinquedo e apresentação de comprovante de vacinação. Não haverá bilheteria no local.

O ponto para a troca será na Praça da Emancipação, no Dia 22/10, das 17h às 20h; Dia 23/10, das 09h às 11h e das 16h às 20; e Dia 24/10, das 16h às 20h.

 

PREFEITURA DISPONIBILIZOU TODOS OS ESPAÇOS DE MANEIRA GRATUITA AOS PRODUTORES E EMPREENDEDORES LOCAIS

Considerando a importância da valorização dos produtores e empreendedores locais, a Prefeitura de Agudo optou por disponibilizar gratuitamente os espaços na 23ª Festa do Moranguinho e da Cuca.

A seleção aconteceu por meio de chamamento público e diálogo com associações do município. Ao todo, a feira contará com mais de 70 produtores e empreendedores do município.

Mais informações em relação a Festa do Moranguinho e da Cuca podem ser acessadas em facebook.com/festadomoranguinhoedacuca; instagram.com/festadomoranguinhoedacuca ou pelo telefone 3265-1144.

Primeira Feira de Leitura acontece neste sábado em Agudo 21/10/2021

O livro será atração principal em Feira no próximo sábado (23) em Agudo. A primeira Feira de Leitura de Agudo será realizada no Atlético Clube Avenida no dia 23 de outubro, das 10h às 17h.

A iniciativa faz parte do projeto Nos Trilhos da Leitura, que envolve as malas de leitura em 12 escolas do município.

Capitaneadas pelo promotor de leitura Maurício Leite, as malas de leitura oferecem às escolas um acervo literário com curadoria especial, proporcionando às crianças e adolescentes acesso a obras diferenciadas.

Na Feira de Leitura, as escolas participantes do projeto exibirão suas malas com o acervo literário e proporcionarão atividades lúdicas que envolvem a leitura para a comunidade.

O projeto é financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Eny Calçados e Dickow Alimentos, e realização da Chili Produções Culturais, com apoio da Prefeitura de Agudo.

1ª Ação de Cidadania da EMEF Santo Antônio conta com presença de autoridades 21/10/2021

A EMEF Santo Antônio, localidade da Linha dos Pomeranos, realizou a 1ª Ação de Cidadania na última quarta-feira (20). O objetivo principal de evento foi sanar as dúvidas dos alunos em relação as funções do Executivo e Legislativo do Município, como também construir projetos e levantar demandas da comunidade escolar.

Fizeram-se presentes na ação o prefeito, Luís Henrique Kittel, o vice-prefeito Pedro Muller, a Secretária de Educação e Desporto, Emanueli Unfer, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Giovane Neu, e os vereadores Dario Schüller (PDT), Pato Niemeier (PL) e Professor Tiago Janner (PL).

Em seu pronunciamento, Kittel reafirmou que o diálogo e a cooperação são os melhores caminhos para o desenvolvimento.

O diretor da EMEF Santo Antônio, Guilherme Guerra explicou que a ação surgiu para se debater as demandas da comunidade, mas também em virtude dos alunos do 3º ao 5º ano estarem sendo introduzidos, nas matérias de História e Geografia, sobre como funcionam os municípios, o poder executivo, legislativo e judiciário. Por isso, pensou-se em trazer as autoridades do município de Agudo até a escola para que eles explicassem, de uma forma didática e simplificada, como é governar um município.

Também, durante a ação, os alunos e as autoridades foram divididos em diferentes grupos: Saúde, Esporte, Agricultura e Educação. Reunidos, tiveram que pensar em ideias que atendessem as demandas da comunidade, e construir o documento “Metas para a Juventude da Linha dos Pomeranos”.

Concurso irá selecionar melhores cucas agudenses 21/10/2021

Uma das marcas do município de Agudo é a sua gastronomia germânica e produção familiar, onde se destacam as saborosas cucas, que estão presentes como parte do cardápio de diversas feiras e festas. Nesse sentido, a Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo em sua premiação terá o tradicional Concurso de Cucas, que chega a sua 8ª edição.

O concurso é aberto a participação da população de Agudo. A Ficha de Inscrição pode ser retirada no escritório municipal da Emater de Agudo e deverá ser entregue até o dia 22 de outubro de 2021 na EMATER.

Cada participante deverá trazer uma cuca no formato retangular, tradicional. As cucas deverão estar inteiras, sem cortes, e na forma em que foi assada. Será permitida a participação de uma cuca por participante. Não existem ingredientes obrigatórios, a escolha de sabor é do participante.

O concurso será dia 26 de outubro, as 14hs, na ACISA. As cucas deverão ser entregues, das 13:30 às 14:00 horas, na ACISA, não serão aceitas cucas após este horário.

Serão premiadas as cucas que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os cinco primeiros lugares poderão comercializar as cucas vencedoras nos dias da Festa do Moranguinho e da Cuca, que neste ano ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Será disponibilizado de forma gratuita, um espaço de comercialização. Será permitida somente a venda das cucas dos sabores vencedores, não podendo ser incluído nenhum outro produto no espaço de venda.

O Concurso de Cucas é realizado pela Prefeitura de Agudo e EMATER.

Pesagem do Bolsa Família inicia nesta semana 18/10/2021

A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a pesagem do Programa Social Bolsa Família a partir desta semana, na cidade e no interior do município.

O público-alvo da pesagem são os beneficiários do programa Bolsa Família com até sete anos e mulheres entre 14 e 45 anos. É necessário levar a carteira de vacinação e cartão do benefício.

Os dias, locais e horários da pesagem são:

21/10 - Escola Santo Antônio, das 8h30 às 10h

21/10 - Escola Três de Maio, das 13h30 às 15h

25/10 - Escola Dom Érico Ferrari, das 09h30 às 10h

25/10 - Escola Alberto Pasqualini, das 8h15 às 9h15

04/11 - Escola 7 de Setembro, das 8h30 às 9h30

04/11 - Escola Santos Reis, das 13h15 às 14h30

08/11 Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Getúlio Vargas), das 13h30 às 14h30

08/11 Escola Olavo Bilac, das 9h às 11h

11/11 Sociedade União Várzea do Agudo, das 9h às 9h45

16/11 a 30/11, no Posto de Saúde Tia Laurinha, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 (quintas a tarde somente até às 15h)

O programa Bolsa Família, ciado em 2003, auxilia financeiramente milhares de brasileiros, por meio de apoio as famílias e garantia de direitos básicos como a alimentação. O programa possui condicionalidades, através de compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem recebendo o benefício.

Um dos compromissos da família é manter atualizado o cartão de vacinas e realizar o acompanhamento do peso e do crescimento. Por isso, o benefício pode ser suspenso, caso não seja realizada a pesagem.

“Cine em Movimento” trará sessão de cinema ao ar livre na Praça da Emancipação, no domingo (24) 18/10/2021

No próximo domingo, 24/10, Agudo terá uma sessão de cinema ao ar livre, aberta ao público, no Largo Aldo Berger, na Praça da Emancipação.

A exibição, que inicia as 19h, faz parte do projeto “Cine em Movimento”, promovido pela TV OVO, associação sem fins lucrativos de Santa Maria que atua na área de produção e formação audiovisual, no fomento à cultura e ao cinema do Estado. As exibições de filmes ao ar livre e gratuitas acontecerão em seis cidades da região central do estado. Cada sessão terá duração de até uma hora e quinze minutos (1h 15min).

Os filmes são curta-metragens e todos foram realizados no Rio Grande do Sul, possuem gênero, temática, narrativa e a linguagem livres de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça. A programação de cada sessão foi organizada tendo em vista o contexto de cada município, pensando na cultura, etnia e raízes do local.

A iniciativa propõe dinâmicas que gerem debate com o público das sessões, valendo-se da metodologia do movimento cineclubista de formação de plateias, e que contemplem temáticas livres, que possam contribuir socialmente para o diálogo de questões relevantes e atuais.

O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura - FAC, que tem como objetivo movimentar a produção cultural do estado.




Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!