Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Notícias


Campanha de Multivacinação terá dia D neste sábado, 16 14/10/2021

A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Saúde, está organizando um dia D da Campanha de Multivacinação no próximo sábado, 16.

A iniciativa tem como objetivo de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o intuito de diminuir e controlar a incidência de doenças imunopreveníveis.

É necessário que os pais ou responsáveis pelos menores estejam com a caderneta de vacinação em mãos.

Os pontos de vacinação são o Centro de Saúde Central e o Posto Tia Laurinha, com horários de funcionamento das 8h00 às 11h30.

Os Postos do Interior não estarão abertos nesse dia, mas as vacinas estarão disponíveis nos dias de atendimento. 

A Campanha de Multivacinação se estende até final de outubro.

Serão ofertadas todas as vacinas do esquema vacinal nessa faixa etária. Veja abaixo.

Ao nascer: BCG - dose única; Hepatite B - uma dose.

Aos 2 meses: Penta - 1ª dose; Poliomielite inativada - 1ª dose; Pneumocócica 10-valente - 1ª dose; Rotavírus - 1ª dose.

Aos 3 meses: Meningogócica C - 1ª dose.

Aos 4 meses: Penta (2ª dose); Poliomielite inativada (2ª dose); Pneumocócica 10-valente (2ª dose); Rotavírus (2ª dose).

Aos 5 meses: Meningogócica C -21ª dose; Aos 6 meses: Penta (3ª dose); Poliomielite inativada (3ª dose); Aos 9 meses: Febre amarela (1ª dose).

Aos 12 meses: Penumocócica 10-valente (reforço); Meningocócica C - 1º reforço; Tríplice viral; Aos 15 meses: DTP (tríplice bacteriana infantil) - 1ª reforço; Poliomielite oral (gotinha) - 1º reforço; Hepatite A - uma dose; Tetra viral - uma dose.

Aos 4 anos: DTP (tríplice bacteriana infantil) - 2º reforço; Poliomielite oral (gotinha) - 2º reforço; Varicela - uma dose; Febre amarela – reforço.

A partir dos 5 anos: Febre amarela (reforço, se recebeu uma dose antes dos 5 anos). Tríplice viral - Se não recebeu durante a infância a dose de tríplice viral mais a tetra viral: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Difteria e tétano adulto: iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico, com intervalo de 60 dias. Reforço a cada 10 anos.

A partir dos 7 anos: Hepatite B - Para crianças não vacinadas no primeiro ano de vida ou adolescentes e adultos não vacinados, recomenda-se três doses, com intervalo de um mês entra a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses.

Entre 11 e 12 anos: Meningocócica ACWY (quadrivalente) - dose única.

Meninas de 9 a 14 anos: HPV quadrivalente - 2 doses (intervalo de seis meses entre doses).

Meninos de 11 a 14 anos: HPV quadrivalente - 2 doses (intervalo de seis meses entre doses).

Primeira etapa do concurso de Soberanas de Agudo exalta pluralidade das mulheres agudenses 07/10/2021

Na noite da última quarta-feira, 6, as quinze candidatas a Soberanas do município de Agudo se reuniram no Clube Centenário. Na oportunidade, tiveram uma palestra sobre elegância e estilo pessoal com a consultora Bernardina Amantino e a apresentação do Concurso.

A cerimônia contou a presença de autoridades, como a secretária da pasta de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Ziemann e o prefeito Luís Henrique Kittel.

“O segredo da beleza está nas diferenças e na pluralidade feminina”, ressaltou Djulia. O Prefeito Kittel, em sua fala desejou um ótimo concurso e comentou ter a "certeza absoluta que nós durante esse mandato e durante o reinado de vocês (soberanas), nós todos vamos representar, juntos, com a nossa juventude, nosso potencial e com a nossa força de vontade o nosso município de Agudo da melhor forma possível".

A palestrante Bernardina propôs um desafio para as candidatas, onde as mesmas tiveram que falar, a partir de sua perspectiva, o que é beleza, elegância, carisma e inteligência. Também, cada uma das candidatas recebeu o livro "A Arte de Fazer-se Bela", de autoria da palestrante.

As candidatas para a nova Corte de Soberanas são: Amanda Unfer; Bibiana Lopes; Bruna Dahlke; Graciele Markendorf; Isadora Drews Seiffert; Jéssica Friedrich; Karolina Wachholz; Larissa Friedrich; Larissa Froner dos Santos; Larissa Roos; Lauind Mundt; Michelle Seiffert; Milena Schütz da Rosa; Nathalia Bonadeo; Stefani Menegassi.

A próxima etapa do Concurso de Soberanas acontece no dia 08 de Outubro, onde das candidatas farão um ensaio fotográfico. O grande dia está previsto para acontecer no dia 29 de Setembro, a partir das 19h30, no Clube Centenário de Agudo.

Prefeitura inicia projeto de balanças comunitárias de pesagem de gado 06/10/2021

A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo, iniciou o projeto de balanças comunitárias para pesagem de gado em localidades do interior do município. Entre os objetivos está saber o peso exato do gado na hora da venda e acompanhar o desenvolvimento do animal.

Na última terça-feira, dia 05, foi entregue a primeira balança e também realizada a reunião de formalização da Associação de Produtores Rurais das Linhas das Pedras, que irá receber o equipamento.

Conforme o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o projeto fomentará a bovinocultura de corte, o desenvolvimento da agropecuária local e a diversificação e fortalecimento da agricultura agudense.

A balança recebida, que foi adquirida com recursos próprios, é com comando e possui capacidade de pesagem de até 1.500 quilos.

Segundo o gestor da pasta, Giovane Neu, o projeto auxiliará os produtores locais, visto que muitas vezes anteriormente os negócios com bovinos acabavam sendo prejudicado pela falta da pesagem correta. Nesse sentido, Neu destaca que agora, de fato, o produtor poderá saber a pesagem do gado, sem perder seja na compra ou na venda.

A previsão da Secretaria de Agricultura é distribuir mais 4 desses equipamentos em regiões descentralizadas do interior do município, a fim de ficarem à disposição dos produtores rurais, sem custos.

Agricultura recebe novo veículo para apoiar atividades da extensão rural 06/10/2021

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo está com um reforço na sua frota.

Na última terça-feira, dia 05, foi entregue um novo veículo para apoiar as atividades da pasta. O veículo em questão é uma Renault Duster Oroch 2020/2021, 1.6, 0Km.

O veículo foi adquirido por meio de licitação, na modalidade pregão eletrônico, realizado no dia 22 de setembro de 2021. O investimento do município foi R$ 103.000,00.

O veículo foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Agudo. “Com cuidado e atenção às finanças do município, podemos trabalhar novas perspectivas para todas as pastas, melhorando principalmente as condições de trabalho”, resume o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.

Para o engenheiro agrônomo e titular da pasta, Giovane Neu, o veículo é uma essencial para o prosseguimento das atividades da Secretaria de Agricultura, que está à serviço dos produtores rurais de Agudo.

Certificado para quem tomou a vacina contra a COVID-19 está disponível digitalmente 04/10/2021

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Após a vacinação, a equipe de saúde do município realizada o registro da aplicação inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios.

Com esses dados enviados e processados, é feita apresentação dessas informações no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço de vacina do aplicativo em smartphone ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

O certificado de vacinação digital é um avanço e facilidade para o cidadão, visto que, novos decretos e regulamentações podem obrigar a apresentação do documento para entrada em eventos, estabelecimentos e locais públicos.

Para se cadastrar no Conecte SUS e acessar o seu certificado, siga os passos abaixo.

1. Entre na loja de aplicativos e baixe o “Conecte SUS”.

2. Acesse a página de início e informe seu CPF.

3. Valide informações básicas, como data de nascimento.

4. Crie uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

5. Ao ser redirecionado, informe seu número de celular para receber um código de confirmação.

6. Aceite a autorização de uso de dados pessoais

7. Aceite os termos de uso

8. Veja sua página com histórico de atendimentos, exames, consultas, doações e recebimento de medicamentos.

9. Na aba “Vacinas”, clique e emita o seu certificado.

O registro também pode ser realizado em um computador por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br

Secretaria de Agricultura com nova liderança 01/10/2021

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental está com nova liderança. A partir de hoje, 1º de Outubro, o titular da pasta é o Engenheiro Agrônomo Giovane Neu. A pasta até então está sob comando do Engenheiro Agrônomo Décio Mundt.

Conforme Décio, foi uma experiência muito intensa, mas gratificante. Segundo ele, essa experiência proporcionou novas oportunidades na vida pessoal e profissional, e agradece muito a confiança da equipe, em especial, do nosso prefeito Kittel e vice Pedrinho.

No mesmo sentido, Giovane avalia que os projetos da pasta continuarão com o mesmo nível de empenho e dedicação.

A Prefeitura de Agudo agradece os serviços prestados pelo Secretário Décio Mundt e deseja muito sucesso na sua nova jornada. Gratidão!

Período de rematrículas da educação infantil inicia hoje (01) 01/10/2021

Inicia hoje o período de rematrículas nas Escolas de Educação Infantil (EMEIS) do município de Agudo.

O calendário de rematrículas, que iniciou hoje (01), vai até o dia 29 de Outubro, presencialmente nas EMEIs. Já o período de novas matrículas será de 01 de Novembro até 30 de Novembro.

A Secretaria de Educação destaca que a Lista de espera estará disponível a partir de Novembro, no mesmo período de matrículas.

Já o calendário de rematrículas e matrículas do Ensino Fundamental (EMEFs) inicia em novembro.
 
 
Prefeito cumpre agendas no Ministério da Cidadania com foco no esporte 30/09/2021

Na última quarta-feira, 27, o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, a Secretária de Educação e Desporto, Emanueli Unfer, e o Assessor de Gabinete, Fernando Dickow, cumpriram agenda no Ministério da Cidadania.

Em encontro com Secretária Nacional de Esporte, Fabíola Molina, do Ministério da Cidadania, a comitiva agudense debateu sobre iniciativas inéditas para o esporte no município Agudo, além de projetos futuros que estarão sendo desenvolvidos, como o “Formando Campeões” e o “Esporte Para Todos”.

Conforme o Prefeito Kittel, a gestão está comprometida em desenvolver o esporte agudense, e o encontro em Brasília foi um momento importante para isso.

Prefeitura inicia implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde 28/09/2021

O município está iniciando a implementação das PICS – Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, no Sistema de Saúde do município. As PICS fazem referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares que têm uma visão mais abrangente do ser humano e dos processos de doenças. A aplicação deste trabalho iniciou no último domingo, 26, através do “Yoga na Praça”.

Conforme o Prefeito Luís Henrique Kittel, um dos compromissos do mandato é tratar a saúde como um todo, desde a prevenção.

A atividade, que aconteceu na Praça da Emancipação, reuniu dezenas de participantes. O evento teve como principal objetivo promover a saúde, alegria e calma.

Desde agosto deste ano, a Prefeitura de Agudo está promovendo encontros com terapeutas do município. A partir disto, elabora-se um diagnóstico das maiores necessidades da comunidade, em relação às PICS. Nessa perspectiva, a ideia da Secretaria de Saúde é levar atividades com as práticas integrativas às comunidades do interior e nas escolas do município.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) denomina as PICS como “medicinas tradicionais e/ou complementares”, e estas foram institucionalizadas no SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Atualmente, o SUS reconhece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, por meio de evidências científicas, que têm mostrado benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Ganhadores da Nota Fiscal Gaúcha do mês de Agosto/2021 28/09/2021
O sorteio da Nota Fiscal de Agudo realizado dia 26/08/2021, com 39.157 bilhetes participantes e havendo a quantia de 05 prêmios. Confira os ganhadores do mês de Agosto/2021.
 
- Aurelio Altair Losekann de Agudo
- Marcelo Daniel Schultz de Paraíso do Sul
- Darneci Edemar Raddatz de Nova Palma
- Ernani Lenio Seibert de Agudo
- Venicio Adelar De Lima de Paraíso do Sul

Retirar o prêmio no Centro Administrativo - Av Tiradentes, 1625, Sala 11 - Agudo/RS, com Neida Roos. Levar documento de identificação.
Realizada primeira reunião do Projeto Esporte para Todos 28/09/2021

No dia 23/09, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou-se a primeira reunião com os pais e/ou responsáveis juntamente com as crianças e adolescentes inscritos no Projeto Esporte para Todos.

O projeto "Esporte para Todos" tem execução pelo CRAS em parceria com o Atlético Clube Avenida, através do Chamamento Público nº 25/2021. As práticas esportivas serão realizados no clube Atlético Clube Avenida para meninos entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos, no turno inverso ao da Escola, durante 2 (dois) turnos por semana a serem definidos. E tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, a fim de complementar o trabalho social com famílias realizado pelo CRAS/PAIF.

No momento, André Mainardi e Felipe Cantalupo apresentarão o projeto e repassarão as regras e regimentos do Clube, as atividades estão previstas para iniciar na próxima semana. Também esteve presente o prefeito Luís Henrique Kittel, o assessor de gabinete Fernando Dickow e o vereador Everson Pato Niemeier, ambos falarão da importância do esporte, como forma de formar cidadãos do bem.

Prefeitura irá promover Campanha “Imposto de Renda Solidário”, no próximo ano 23/09/2021

Todos os inícios de anos, os brasileiros têm compromisso com a Receita Federal na declaração do Imposto de Renda. Porém, poucos sabem que parte do dinheiro arrecadado pode ser utilizado para ajudar diversas crianças, jovens e idosos agudenses.

Nesse sentido, a Prefeitura de Agudo, através de articulação do contador Maurício Barchet, irá promover a Campanha “Imposto Solidário”.

Conforme o Barchet, o potencial do Imposto de Renda para destinação aos fundos, em Agudo, é de cerca de 119 mil reais.

Qualquer contribuinte seja pessoa física ou jurídica, que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda poderá colaborar. A doação não representa nenhum gasto adicional para o contribuinte, pois representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente ou Fundo Municipal do Idoso. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

A destinação ocorre no ato da declaração. Os contribuintes ‘pessoa física’ podem destinar até 3% do imposto devido, e o limite para pessoa jurídica lucro real até 1%.

A reunião inicial de planejamento teve a presença do Secretário da Fazenda, Douglas Roggia dos Santos, da Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Rosângela Roubuste, e da Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Etiane Kemmerich.


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!