Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Notícias


Barragem Dona Francisca apresenta Plano de Segurança  23/06/2022

Localizada entre os limites dos municípios de Agudo e Nova Palma, a Usina Hidrelétrica Dona Francisca é uma das barragens mais seguras do Brasil e uma referência em estrutura e organização no sul do país. 

Com o intuito de discutir ações de prevenção a acidentes e melhorias nos sistemas de comunicação, como o sinal telefônico, o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o prefeito de Dona Francisca, Olavo Cassol, o prefeito de Nova Palma, André Rossatto, o diretor da DFESA (Dona Francisca Energética SA), Paulo Kafer, a Promotora de Justiça, Daniela Raiser, e representantes da Defesa Civil Estadual, reuniram-se nesta quinta-feira, 23.

Conforme a nova Lei de Segurança de Barragens e o Plano de Segurança de Barragem (PAE), as hidrelétricas do país precisam adotar medidas em caráter preventivo, para situações como enchentes, estiagens e rompimentos.

A Usina em breve iniciará a colocação de cerca de 400 placas de sinalização com o intuito de prevenção e para organizar, por exemplo, pontos de encontros e de comunicação com a Defesa Civil.

Também, será formado um grupo de trabalho conjunto entre representantes do Executivo dos três municípios, do Ministério Público de Agudo, da Usina Dona Francisca e da Defesa Civil.

 

 

SINAL TELEFÔNICO NA REGIÃO 

 

Durante o encontro foi abordado sobre os entraves jurídicas e questões burocráticas que dificultam o trabalho para efetivar e qualificar o sinal telefônico na região. “O trabalho conjunto entre as Prefeituras, Ministério Público e Usina é fundamental para a busca de soluções que impactem a qualidade de vida das comunidades”, disse o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.

Um dos objetivos da ampliação do sinal é a próprio segurança dos moradores da área. Conforme a DFESA, com sinal de telefonia de qualidade, há possibilidade de criação de um Sistema de Alerta por SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas, que poderá alertar a população em situação de emergência.

Associação de Produtores Rurais de Agudo recebe veículo da Prefeitura 22/06/2022

Automóvel vai facilitar deslocamento de produtores rurais do município

 

A Associação de Produtores Rurais de Agudo – ASPROAG recebeu nesta quarta-feira, 22, um veículo da Prefeitura de Agudo. O Fiat Uno Mille Fire Economy 1.0 Flex Celebration, que até então estava de posse do Executivo Municipal, foi cedido à associação atendendo a necessidade de agricultores familiares do município. 

Produtores associados à ASPROAG comemoraram a conquista e reiteraram que o veículo auxiliará em trabalhos, como por exemplo, nas feiras realizadas em outros municípios e na logística de transporte de materiais. “Só temos a agradecer o que está sendo feito pela ASPROAG, sempre sonhamos em ter um veículo para melhorar o nosso deslocamento”, disse o agricultor Renato Unfer, vice-presidente da ASPROAG.

Para o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, a entrega representa o cuidado e a atenção do município com os agricultores. “Tem carinho e atenção especial com aqueles que acordam cedo e trabalham duro para dar alimento para todos nós”, disse Kittel.

Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Giovane Neu, o veículo foi reformado para garantir melhores condições de trabalho e celebra o incentivo à agricultura familiar. “Mais um compromisso que estamos honrando com nossos produtores do município”, reiterou Giovane.

O veículo tem fabricação no ano 2011/2012, com ar condicionado, câmbio de 5 marchas, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

Prêmio “Agro Agudo” vai reconhecer produtores rurais destaques do município 17/06/2022

Com inscrições abertas até 5 de julho, prêmio vai destacar produtores em nove diferentes categorias

 

Com o objetivo de reconhecer os agricultores familiares considerados como destaques nos principais segmentos agropecuários de Agudo, a Prefeitura de Agudo lançou em 2022 a primeira edição do Prêmio “Agro Agudo”. Com inscrições abertas até dia 5 de julho, a iniciativa vai premiar produtores destaques nas seguintes categorias: Produção de Arroz Irrigado, Produção de Tabaco, Bovinocultura de Leite, Produção de Moranguinho, Produção de Soja, Produção de Hortifrutigranjeiro e Artesanato em Madeira. 

Outras duas categorias também estão em evidência, a “Mulher Agro Destaque” e “Jovem Agro Destaque”. O objetivo dessas é incentivar o trabalho da juventude e das mulheres no meio rural e reconhecer as suas contribuições para a agricultura do município.

Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Giovane Neu, trata-se de uma iniciativa que busca valorizar o meio rural e a classe produtora do Município. “Um concurso que vem para carimbar e reconhecer os nossos produtores”, disse Giovane. 

O processo de seleção se por meio de avaliação de fotos que representem cada categoria e será dividido em duas etapas. Na primeira, uma Comissão Julgadora formada por 5 (cinco) membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERA), com conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária, irá selecionar até 5 (cinco) imagens em cada categoria, a partir de critérios como criatividade, originalidade e representatividade. Na segunda etapa, as cinco fotos selecionadas por categoria irão para voto popular nas redes sociais da Prefeitura de Agudo. 

O primeiro colocado em cada categoria receberá a premiação na forma de um troféu e um Certificado. Os demais selecionados receberão o reconhecimento na forma de um Certificado. 

Para efetuar a inscrição, os produtores rurais devem encaminhar o nome completo, categoria selecionada, endereço e foto para avaliação, através do telefone WhatsApp 3265-1144. O edital completo está disponível em https://bit.ly/3O6Cdvk.

 

 

Publicado edital para construção do espaço da agricultura e artesanato no “Jardim do Povo” 17/06/2022

Objeto é a construção de 10 (dez) cabanas no estilo germânico enxaimel

A Prefeitura de Agudo publicou o edital no 43/2022 para fornecimento de materiais e mão de obra, para execução da primeira etapa da obra do Volksgarten – Jardim do Povo. O recebimento das propostas está marcado para o dia 15 de julho. 

O objeto desta primeira etapa do “Volksgarten” é a construção de 10 (dez) cabanas no estilo germânico enxaimel para utilização dos agricultores familiares e artesãos. Os espaços foram pensados em valorizar as tradições da colonização alemã da cidade e fornecer um local para que os produtores da cidade possam expor e vender os seus produtos. 

O valor estimado da obra é de 297.990,88, com prazo de execução de 3 meses. Os recursos são provenientes por meio de Transferência Especial de Emenda Parlamentar da Deputado Federal Maria do Rosário, com contrapartida do município.

O edital completo está disponível em https://bit.ly/3Ool3Zw.

Com novos horários, inscrições para aulas de coral e musicalização são prorrogadas 13/06/2022

Aulas de musicalização infantil e coral infantil e adulto agora contam com novos horários e o período de inscrição foi prorrogado. As inscrições acontecem de forma presencial, até o dia 21 de Junho, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, mediante ficha de cadastro disponível no local.

O total de vagas disponíveis é 80 vagas, sendo 20 para musicalização com público-alvo crianças de 3 a 8 anos, 30 para coral infantil com público-alvo 9 a 13 anos e 30 vagas para o coral adulto, que tem público-alvo pessoas a partir de 15 anos.

As aulas serão ministradas pela regente Neida de Andrade Reis, e abordam técnicas vocais e de conscientização corporal para o canto.

 

HORÁRIOS DAS AULAS

Musicalização para crianças (3 a 8 anos), quarta-feira das 16h30 às 17h30

Coral infantil (9 a 13 anos), quarta-feira das 9h30 às 11h

Coral adulto (a partir de 15 anos), quarta-feira das 19h30 às 21h30

 

Professores da rede municipal de educação recebem notebooks em Agudo 10/06/2022

“Professor Conectado” realizará a entrega de mais de 200 computadores

Os professores da rede municipal de ensino de Agudo agora contam com uma nova ferramenta para desenvolver seus trabalhos. Na quinta-feira (9), 110 professores efetivos foram contemplados com os notebooks. A entrega dos equipamentos aos docentes como doação, em regime de comodato, tem como objetivo facilitar as atividades de planejamento das aulas para tornar o ensino oferecido nas escolas mais atrativo. 

Na oportunidade, o Prefeito Luís Henrique Kittel ressaltou que os equipamentos irão elevar a qualidade do ensino público. “Esse equipamento é uma forma de dar melhores condições de trabalho aos nossos professores", destacou o chefe do Executivo. "O projeto é reflexo de um governo que valoriza e entende a educação como prioridade”, finaliza Kittel.

A professora da rede municipal Daiane Soccal avalia positivamente a iniciativa. “É um ato importante que vem para ampliar as possibilidades de trabalho dos nossos professores”, disse a educadora. Na mesma linha, o professor Gilberto Beskow destaca que o equipamento será um suporte pedagógico para o planejamento e desenvolvimento de atividades com os alunos.

O investimento é em torno de 2 milhões e também contempla equipamentos para laboratórios de informática dos educandários. Para a Secretária Municipal de Educação, Emanueli Unfer, a iniciativa garante aos professores infraestrutura para a realização de tarefas diárias de uma maneira prática e eficaz. “Através de recursos próprios do município, estamos disponibilizando aos nossos educadores um produto de ótima qualidade e alto rendimento”, disse Emanueli.

 

“Como é bela a nossa terra: Agudo e suas diversas faces” é o tema do Desfile ao Colono e Motorista de 2022 09/06/2022

Homenagem, agendada para o dia 23 de julho, faz parte da programação da Volksfest

O município de Agudo será´ placo de 16 a 25 de julho da XXXII Volksfest in Agudo. Durante as atividades culturais deste tradicional evento, ocorrera´ no dia 23 de julho (sábado), a partir das 14h o desfile alusivo a`s comemorações do colono e motorista. Na edição de 2022 este desfile terá´ como tema: “Como e´ bela a nossa terra: Agudo e suas diversas faces”. 

Estão convidados a participarem deste desfile entidades locais, grupos de trabalhadoras rurais, grupos de jovens rurais, empresas, clubes de serviços, grupos culturais municipais, conselhos municipais e prestadores de serviços em geral, com ênfase no transporte. 

Todos os veículos devem ser decorados dentro da temática do desfile e representarem a proposta desta, as pessoas devem estar integradas a esta representação; 

O período de inscrições segue ate´ dia 08 de julho, e podem ser realizadas das 9h a`s 11h e das 14h a`s 16h na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo. 

Os 5 (cinco) grupos/participantes do desfile que cumprirem com os requisitos (fidelidade ao tema, criatividade, engajamento do grupo durante o desfile e animação) serão premiados. Entre os prêmios está um Celular XIAOMI Redmi note 8 64GB, Ventilador 220v, Jarra elétrica, Fogão de cozinha elétrico e Garrafa térmica 1,9l.

 

O regulamento completo está disponível em bit.ly/3xzyrED

Brigada Militar de Agudo recebe nova viatura 4x4 semiblindada 06/06/2022

Viatura foi viabilizada a partir do Piseg, programa que permite empresas destinarem até 5% do ICMS para projetos de melhorias nas corporações

 

A Brigada Militar de Agudo recebeu, nesta segunda-feira (6), uma nova viatura semiblindada, com tração 4x4. O ato de entrega aconteceu em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre e contou com a presença do Governador Ranolfo Vieira Júnior, do Secretário Estadual da Segurança Pública, Coronel Vanius Cesar Santarosa, e do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio dos Santos Feoli. 

A viatura foi entregue oficialmente ao Prefeito, Luís Henrique Kittel e ao vice-prefeito, Pedrinho Müller.

No total, 7 municípios gaúchos receberam viaturas, com recursos provenientes do “Avançar na Segurança Pública” e do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul – PISEG, que foi o caso do município de Agudo. 

Para o Prefeito Kittel, o recebimento é resultado de uma articulação conjunta, entre Prefeitura, Governo do estado e empresas parceiras, realizado durante o último mês. “Em contato direto com o Secretário Santarosa, fomos solicitar ao Estado para que fosse agilizada a entrega desta viatura, que veio a partir da mobilização da comunidade e das empresas de Agudo”, disse Kittel.

 

O PISEG 

Empresas parceiras de Agudo, como a Dickow Alimentos e Cooperagudo, já destinaram o montante de R$ 912.450,00 ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul – PISEG. Os depósitos dos valores iniciaram em 2020 e estão sendo destinados para a adquirir duas viaturas para a Brigada Militar, uma viatura para a Polícia Civil e novos materiais de trabalho para a Brigada. 

O programa, regulamentado pela Lei Complementar nº 15.224/18, visa possibilitar às empresas estabelecidas no estado a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública com valores correspondentes ao ICMS a recolher, verificado no mesmo período de apuração dos repasses.

 

 

PREFEITURA AMPLIOU INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA

Desde o ano passado, a Prefeitura de Agudo atua no aumento de investimentos na área da segurança pública. Destaca-se a ampliação do sistema de  videomonitoramento, que chegará neste ano a 120 (cento e vinte) novas câmeras, distribuídas em 39 (trinta e nove) pontos, em bairros da cidade e no interior do município. As imagens serão transmitidas para uma nova Central de Operações, que está sendo construída, junto à Brigada Militar de Agudo e para a Polícia Civil.

Além disso, o município passará a contar com o sistema de cercamento eletrônico, que vai implantar pontos de monitoramento em locais estratégicos do município de entrada e saída da cidade, com uso de inteligência artificial.

 

Prefeitura destinará espaços gratuitos para agricultura familiar e artesanato durante a Volksfest 06/06/2022

Novidade na Volksfest, “Pavilhão da Colônia” será espaço destinado a agricultura familiar e artesanato do Município

 

Com a força da agricultura familiar e dedicação ao artesanato, o Município de Agudo é reconhecido regionalmente pela qualidade das produções locais. Para valorizar isso, a Prefeitura de Agudo promove o “Pavilhão da Colônia”, durante as atividades da XXXII Volksfest In Agudo – Expovolks 2022.

“Tivemos uma experiência exitosa com este formato no ano passado durante outras festividades, e agora, ampliamos para Volksfest”, disse o Prefeito Luís Henrique Kittel. “Nosso objetivo é reconhecer a agricultura e o artesanato agudense, para incentivar e valorizar nossos produtores, gerando emprego e renda ao município”, finaliza Kittel.

No total, serão disponibilizados 49 espaços gratuitos para divulgação e comercialização de produtos da agricultura familiar, agroindústrias e artesanato. Poderão participar da seleção membros ativos dos grupos de feirantes de quarta e sexta-feira, Agroindústria, Associação dos Produtores de Alimentos de Agudo – ASPROAG, Membros do Programa Pró-Morango, Casa do Artesão e aqueles que possuem o selo de reconhecimento de Geoproduto do Geoparque Aspirante Quarta Colônia/RS ou que tenham manifestado interesse em inscrição prévia junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.

"Um local que vai fazer parte da ExpoVolks e será forma gratuita a aqueles que representam tão bem o município de Agudo", destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Ziemann.

Os espaços terão dimensões de 2,5m x 2m e 3m x 2m e contemplam bancada, suporte para lâmpada e energia elétrica. Como contrapartida, os expositores deverão obrigatoriamente decorar seus espaços com a temática da festividade, com o objetivo de valorizar a festa e seus produtos.

O edital de chamamento público foi divulgado nesta segunda-feira, 06, e as inscrições estarão abertas até 10 de junho, das 08h às 11h e 14h às 16h, na Prefeitura de Agudo (SEDECT), mediante entrega de formulário de inscrição e termo de compromisso. A divulgação dos expositores aptos a participarem do Pavilhão da Colônia estará disponível no dia 15 de junho.

 

VOLKSFET IN AGUDO

A "Volksfest in Agudo" foi criada em 1994 pelo Conselho Municipal de Cultura do Município e é considerada a maior festa popular da Região. Em 2022, o evento será lançado da programação oficial está marcado para o dia 24 de Junho, e a data prevista para a realização das festividades é a partir de 16 de Julho. A Expovolks acontece durante os dias 22, 23, 24 e 25 de Julho, nos arredores da Prefeitura de Agudo.

Para maiores informações, entre em contato por telefone ou WhatsApp +55997352519.

“Campinho de Todos” será espaço de esporte e lazer no Bairro Caiçara 03/06/2022

Edital para licitação da obra foi publicado na sexta-feira, 03

 

Um projeto aguardado há tempos pelo Bairro Caiçara está mais próximo de acontecer. O campo de futebol, localizado em uma das partes mais altas do Bairro, passará por uma transformação. Para realizar a obra, a Prefeitura de Agudo publicou, na sexta-feira (03), o edital no 42/2022, com objetivo de contratar a empresa que irá executar os trabalhos.

O local onde está prevista a construção já é usado pela comunidade, de maneira improvisada para a prática esportiva. Com recursos garantidos através do programa Avançar do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura, o projeto prevê a construção de um campo de futebol society (grama sintética), arquibancada, cercamento e iluminação, além de um playground (pracinha de brinquedos). A licitação será realizada no dia 22 de junho, a partir das 14h, na Sala de Reuniões da Prefeitura.

Conforme o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o projeto é uma construção conjunta, do mandato com a comunidade do Bairro Caiçara. “Mais um compromisso sendo posto em prática, para promover saúde, educação e inclusão social”, disse Kittel. 

Nomeado de “Campinho De Todos”, a obra irá proporcionar aos cidadãos a prática de futebol, incentivando a integração, sociabilidade e lazer, sendo garantida a acessibilidade e o uso democrático do espaço. Conforme a Secretária de Educação e Desporte, Emanueli Unfer, o projeto foi pensado para ser um ambiente propício de desenvolvimento do esporte e possibilitar lazer.

O projeto foi elaborado pelo Setor de Engenharia da Prefeitura, e considera um perímetro retangular de 41 x 21m, totalizando uma área 861,00 m2, com iluminação. A previsão de investimento é de R$ 467.045,28, sendo destes R$ 167.045,28 de contrapartida do município. 

Prefeitura de Agudo abre inscrições para aulas de coral e musicalização 03/06/2022

Estão abertas as inscrições para as aulas de musicalização infantil e coral infantil e adulto. As inscrições acontecem de forma presencial, até o dia 10 de Junho, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, mediante ficha de cadastro disponível no local.

O total de vagas disponíveis é 80 vagas, sendo 20 para musicalização com público-alvo crianças de 6 a 8 anos, 30 para coral infantil com público-alvo 9 a 13 anos e 30 vagas para o coral adulto, que tem público-alvo pessoas a partir de 15 anos.

As aulas serão ministradas pela regente Neida de Andrade Reis, e abordam técnicas vocais e de conscientização corporal para o canto.

 

HORÁRIOS DAS AULAS

Musicalização para crianças (6 a 8 anos), quarta-feira das 10h às 11h15

Coral infantil (9 a 13 anos), quarta-feira das 16h30 às 18h

Coral adulto (a partir de 15 anos), quarta-feira das 19h às 21h30

Prefeitura abre inscrições para programa de castração de cães e gatas fêmeas 02/06/2022

“Melhores Amigos – Bicho sente como gente” é um dos maiores programa de castração da história do município

 

Após anos de espera, o município de Agudo avança no controle populacional de cães e gatos. A Prefeitura de Agudo, em parceria com o Governo do Estado, promove a edição local do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”. A expectativa é que sejam castrados 200 animais (100 felinas e 100 caninas), durante o período de um ano.

Os animais atendidos serão cães e gatos fêmeas em situação de rua, semi-domiciliados, comunitários ou pertencentes a famílias em estado de vulnerabilidade social. Animais destinados por ONGs e entidades do município também poderão ser atendidos.

Para se inscrever, os interessados devem levar comprovante de residência, CPF e algum documento que comprove a inscrição no CadÚnico (disponível na Secretaria de Assistência Social). As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura, e estarão abertas até o limite total das vagas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. 

A castração de animais é uma das formas de evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos e evitar a transmissão de doenças. Assim, o Programa Melhores Amigos tem como objetivo promover o bem-estar animal e melhores condições de saúde à população. 

A previsão é que sejam investidos até R$ 70.000,00, com recursos provenientes do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, promovido pelo Governo do estado, além de contrapartida do município. 

“Este será o maior investimento já realizado pela Prefeitura de Agudo para a castração de animais da história do Município”, destaca a Secretária Municipal de Administração e Gestão, Daniela Camargo.

O procedimento será realizado através da técnica cirúrgica pelo flanco do tipo ovário histerectomia, utilizando incisões do tipo miniceliotomia (1cm a 3cm) e auxilio de gancho de Snook, e será utilizado anestesia inalatória. 

 

Como participar 

  • Poderão ser castrados cães e gatas fêmeas sadios, em situação de rua, semi-domiciliados, comunitários ou pertencentes a famílias em estado de vulnerabilidade social.
  • Serão aceitos animais provenientes de entidades legalizadas e cadastradas no município.
  • O trabalho atende também animais pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único.
  • Somente animais pertencentes a moradores de Agudo com comprovante de residência poderão ser castrados.
  • Solicita-se a Carteirinha de Vacinação do animal, se possuir.

 

Conheça o programa

A execução do programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente é possível devido à Lei Complementar 15.595, de 19 de janeiro de 2021, do executivo estadual que dá competência à Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) para tratar das políticas públicas ligadas à proteção e aos direitos animais. Assim, o Estado passa a ser um dos primeiros no Brasil a criar políticas públicas, apoiando ações junto aos municípios para a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos, rurais e comunitários e de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!