Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Notícias


Executivo Municipal visita matriz da fábrica Bottero 13/05/2021

Na quinta-feira (13), uma comitiva do Executivo Municipal de Agudo, formada pelo Prefeito Luís Henrique Kittel, pelo Vice-prefeito, Pedrinho Müller, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Regina Ziemann, e pelo Assessor de Gabinete, Fernando Dickow, visitou a matriz da fábrica Bottero Calçados, no município de Parobé (RS).

O encontro foi com Diretor da Calçados Bottero, Paulo Victor Hauer, e o Diretor Industrial da empresa, Luiz André Simon. Durante a oportunidade foi possível alinhar as expectativas do empreendimento com o Governo Municipal, como também tratar sobre assuntos relacionados à geração de emprego e renda no município.

O setor calçadista é uma das áreas afetadas pela crise causada pelo Coronavírus. Em Agudo, a Bottero, instalada no município há mais de 10 anos, gera atualmente mais 200 empregos diretos. Nesse sentido, a previsão é que os trabalhos continuem, visto que a filial agudense é estratégica para a empresa.

Na ocasião, também, a Secretária Djulia apresentou o “Desenvolve Agudo”, recente Projeto de Lei reformulado e sancionado pelo prefeito com o intuito modernizar e alinhar a política de incentivo ao desenvolvimento econômico e social do município.

Nesse sentido, Kittel destaca que o Governo Municipal reconhece a importância da Bottero para desenvolvimento de Agudo e para a economia do município.

O encontro institucional foi importante para reforçar a parceria e o profissionalismo entre Executivo Municipal e Bottero Calçados.

Agudo será contemplado com emenda de R$ 400 mil para aquisição de escavadeira hidráulica 12/05/2021

Durante agenda na capital do estado, o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, recebeu a notícia de que Agudo será contemplado com uma emenda parlamentar do Deputado Federal Giovani Cherini (PL-RS) no valor de R$ 400.000,00 para aquisição de uma escavadeira hidráulica.

A escavadeira contribuirá para o desenvolvimento de Agudo, possibilitando mais agilidade para, por exemplo, serviços de terraplanagem e escavações, contribuindo com o maquinário necessário para atender as demandas do município.

Conforme o prefeito Kittel, o recurso será importante para intensificar os trabalhos da prefeitura, garantido serviços ágeis e de qualidade.

Acompanharam a agenda o Assessor de Gabinete, Fernando Dickow, e a Secretária de Educação e Desporto, Emanueli Unfer.

“Liderança Feminina” é discutida pelo CREAS Agudo 12/05/2021

Na última segunda-feira (10), o CREAS Agudo promoveu mais uma live para debater temas relevantes para a sociedade agudense. Na oportunidade, a Promotora de Justiça da Comarca de Agudo, Dra. Daniela Sudbrack Gaspar Raiser, e a Assistente Social, Raquel Melo, debateram sobre “Liderança Feminina” e as lutas e desafios das mulheres ao decorrer do tempo.

Durante o diálogo, foi discutido sobre a trajetória das primeiras promotoras de justiça do RS e do Brasil, destacando a luta da Promotora Sophia Galanternick contado a sua história de luta e de outras mulheres que lutaram pela liderança das mulheres em cargos como promotoria, magistratura e desembargadoras.

A Promotora também fez relatos sobre a sua história, ressaltando os desafios e obstáculos que enfrentou. Nesse sentido, para a Dra. Daniela, a luta feminina é histórica e quando a mulher busca e batalha pelos seus objetivos, eles são alcançados.

Conforme Raquel, todas somos capazes, mas precisamos estudar, lutar e acreditar no potencial de todas as mulheres.

A live pode ser acessa nas redes sociais do CREAS Agudo.

Videomonitoramento será estendido para o interior e ampliado na cidade 12/05/2021

O sistema de videomonitoramento de vias públicas de Agudo será referência no estado a partir de 2021, uma vez que vai ser estendido para pontos estratégicos do município, inclusive em localidades do interior. Ao todo, serão instaladas 120 (cento e vinte) novas câmeras de videomonitoramento, distribuídas em 39 (trinta e nove) pontos, em consonância com as orientações recebidas pelos Órgãos de Segurança Pública de Agudo.

O projeto está em fase de licitação, e prevê instalar câmeras em localidades do interior. Serão 5 (cinco) pontos distribuídos nas localidades de Picada do Rio, Nova Boêmia, Novo São Paulo, Cerro Chato e Rincão do Pinhal.

O prefeito Luís Henrique Kittel reforça que a ampliação do sistema de monitoramento é importante para garantir a sensação de segurança e qualidade de vida dos agudenses.

Também, haverá ampliação do videomonitoramento na zona urbana, que hoje conta com 24 pontos, para 34 (trinta e quatro) pontos, além dos outros 5 no interior. Atualmente, o sistema de possui 60 câmeras e a partir do novo projeto serão 120.

As imagens serão transmitidas para a Central de Operações, localizada junto à Brigada Militar de Agudo e para a Polícia Civil de Agudo.

Professores e profissionais da educação são testados para Covid-19 e recebem vacina da gripe em Agudo 11/05/2021

O mês de maio será marcado pelo retorno às aulas presenciais em Agudo. Para garantir a segurança adequada para professores, funcionários da educação e alunos, a Secretaria de Saúde de Agudo, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, está realizando uma testagem em massa desses profissionais.

A primeira ação aconteceu na terça-feira (11) e outra será amanhã, quarta-feira (12) pelo turno da manhã, no Ginásio Municipal. Também está prevista mais uma ação para o turno da manhã de sábado (15) para escolas estaduais e creches. Durante as oportunidades, prevê-se a testagem de cerca de 250 profissionais vínculos a educação do município, nas redes municipal e estadual.

Para a Secretaria de Educação, Emanueli Unfer, a testagem dos professores e funcionários possibilita mapear o vírus e garantir um retorno às aulas mais seguro.

Durante as ações, professores e profissionais da educação estão recebendo também a vacina contra a Influenza A H1N1 (gripe).

“Cata Treco” vai coletar entulhos e equipamentos inutilizados 11/05/2021

Cidade limpa é sinônimo de qualidade de vida. Visando isso, a Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito de Agudo irá promover o mutirão “Cata Treco”.

A ação consistirá no recolhimento de entulhos, galhos e equipamentos, como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, que não são mais utilizados pela população.

O mutirão será realizado nos dias 17 e 18 de maio, no Bairro Caiçara. Para isso, a Secretaria de Obras reforça que é necessário que o material a ser recolhido seja deixado próximo à calçada da residência.

Regularização de lotes beneficiará mais de 300 famílias no Bairro Caiçara 11/05/2021

Mais de 300 (trezenas) famílias que residem no Bairro Caiçara estão mais próximas de terem o título de propriedade sobre os terrenos onde habitam.

Durante os próximos dias, a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) iniciará um projeto, aguardado por décadas, para regularizar lotes habitacionais no Bairro Caiçara.

As ações irão consistir para realizar ajustes de matrículas, analisar dados habitacionais e realizar ações de mobilização social, com o intuito de esclarecer as famílias quanto o processo de regularização fundiária. O levantamento topográfico dos terrenos foi realizado no ano de 2012.

A partir disso, serão feitos ajustes administrativos para expedição do título de propriedade de cada moradia, junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Rosângela Roubuste, o processo de regularização fundiária irá assegurar direitos para a população, uma vez que regulamenta algo muito importante, que é o lugar onde se vive.

Conforme o Prefeito Kittel, a regularização de lotes é um dos compromissos da gestão, e é preciso que a prefeitura esteja ao lado da população, para garantir melhor qualidade de vida para todos.

O projeto de regularização fundiária, no Bairro Caiçara, prevê cerca de 330 famílias beneficiárias. Para isso, a família deve se dirigir ao CRAS para fazer o recadastramento, portando RG e CPF de todos os moradores da residência, comprovante de residência, documento da casa (contrato de compra e venda), carteira de trabalho e certidão de nascimento ou casamento do titular. Cada caso será analisado individualmente pelo Conselho Gestor e Conselho de Habitação.

Prefeitura beneficia ASPROAG com insumos agrícolas 11/05/2021

Na última segunda-feira (10), o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, e o Secretário de Agricultura, Décio Mundt, realizaram a entrega de um pulverizador para a Associação dos Produtores Rurais de Agudo/RS - Asproag. A entrega simbólica foi realizada ao presidente da entidade, Sérgio Mello.

O pulverizador tem tanque com capacidade de 200 (duzentos) litros, bomba elétrica, barramento manual de 8 (oito) metros e comando manual de duas vias e destina-se especialmente no fortalecimento do processo de diversificação das propriedades, com incremento de novos cultivos agrícolas para agregar renda às propriedades com cultivo de frutíferas e hortifrutigranjeiros.

O prazo da concessão de uso será de 10 (dez) anos, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, desde que comprovado o interesse público. A concessão foi regulamentada pela Lei 2.213/2021, sancionada pelo Prefeito.

Idosos e professores já podem se vacinar contra a gripe 10/05/2021

Até segunda-feira, 10 de maio, a campanha está na primeira fase, com prioridade para vacinar gestantes, puérperas até 45 dias depois do parto, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e seis anos incompletos e indígenas.

Na terça-feira, 11, inicia a segunda fase, quando idosos e professores se somam aos públicos a serem vacinados.

A terceira etapa, que vai de 9 de junho até 9 de julho, terá como público alvo portadores de doenças crônicas (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Visando não sobrecarregar as unidades de saúde, no sábado, dia 15, haverá o dia D de vacinação, por meio de Drive-thru no Ginásio Municipal. A vacinação irá acontecer das 7h30 às 9h30.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que é necessário ter um intervalo de 15 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19. Além disso, reforça-se que a vacina contra a gripe está disponível também em todas as Unidades de Saúde do interior e pode ser aplicada durante os atendimentos.

Concurso Público de Agudo é adiado 07/05/2021

A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Administração e Gestão, publicou, na última quarta-feira (05), o novo edital que orienta sobre a realização do concurso público do Município.

O certame, que estava marcado para ocorrer nos dias 15 e 16 de maio, será adiado, devido o agravamento da pandemia de Covid-19 e a necessidade de seguir protocolos que garantam segurança para os candidatos e munícipes.

Ainda não há novas datas para a aplicação das provas!

Confira o edital em: https://bit.ly/3nOJfIN

Viveiro Municipal de Agudo recebe melhorias 05/05/2021

A Secretaria de Agricultura de Agudo intensificou os trabalhos junto ao viveiro municipal de Agudo.

A área contará agora com duas estufas, sendo uma totalmente nova de 12m x 6m e outra remodelada de 9m x 7m, que serão utilizadas a produção de aproximadamente 20.000 flores das espécies Amor Perfeito, Iresine e Lantana. A produção dessas flores será utilizada para embelezar os canteiros da cidade.

Projeto “Mala de Leitura” será implementado em Agudo 05/05/2021

A Secretaria de Educação de Agudo, com patrocínio da Dickow Alimentos e Eny Calçados e financiamento do Sistema ProCultura RS, participará do projeto “Mala de Leitura”.

O projeto consiste em bibliotecas itinerantes, contendo um acervo de obras nacionais e internacionais com reconhecimento pelos maiores especialistas em leitura. A ação visa incentivar a formação de novos leitores e contribui com o município na dimensão econômico, pois também envolve a questão social.

O método da Mala de Leitura se desenvolve por meio de oficinas práticas de leitura. Ao total serão 12 malas, contendo 30 livros diferentes cada uma.

A Secretária de Educação, Emanueli Unfer, agradece a parceria da Dickow Alimentos e Eny Calçados e reafirma o compromisso em garantir uma educação de qualidade e cooperativa para os agudenses.


Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Uso

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!