Município busca recursos federais para ampliar investimentos em saúde, educação e infraestrutura local
A Prefeitura de Agudo protocolou 6 (seis) propostas no Novo PAC Seleções 2025, programa do Governo Federal voltado à promoção de investimentos em obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
O cadastramento das propostas ocorreu entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março, prazo estabelecido pelo Governo Federal para que gestores municipais submetessem projetos conforme as categorias previstas nesta etapa do programa. Em Agudo, a inscrição foi coordenada pelo Gabinete do Prefeito, por meio da Diretoria de Planejamento, com o apoio das secretarias municipais, em um trabalho articulado e técnico.
Segundo o prefeito Luís Henrique Kittel, a elaboração cuidadosa das propostas reflete o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável do município. “Estamos trabalhando com responsabilidade e visão de futuro, apresentando projetos que atendem diretamente às necessidades da nossa população e que têm potencial para transformar realidades locais por meio de investimentos sólidos e bem planejados", diz Kittel.
Entre os destaques das propostas estão a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região sul do município e uma creche na cidade. O Diretor de Planejamento, Gabriel Puhl, destaca que o processo de cadastramento foi orientado por critérios técnicos e alinhado às demandas reais da comunidade. “Priorizamos projetos que representam impactos concretos na vida das pessoas. Além disso, temos mantido diálogo com os ministérios para reforçar a importância de cada proposta apresentada por Agudo", destaca Gabriel.
Confira os projetos inscritos por Agudo no Novo PAC Seleções 2025:
Construção de uma Creche Pré-Escola de Educação Infantil Tipo 2, na cidade;
Aquisição de um ônibus escolar ORE 3 com capacidade mínima para 59 lugares;
Construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), na cidade;
Combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS);
Kits de Estruturação de Equipamentos de Telessaúde para duas UBS;
Construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte I, no Rincão do Mosquito.
Agora, as propostas seguem para análise técnica e financeira por parte do Governo Federal. Caso aprovados, os projetos receberão os recursos necessários para execução ao longo dos próximos anos, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura e dos serviços públicos em Agudo.