Gestão, eficiência e planejamento foram os objetivos centrais da Secretaria de Administração e Gestão de Agudo neste período inicial do novo mandato
A Secretaria de Administração e Gestão completou os 100 primeiros dias de trabalho pautados pelo planejamento, controle orçamentário e eficiência na gestão pública. Nesse período, foram fortalecidos os processos de compras e contratos, aprimorados os fluxos administrativos, modernizados sistemas de gestão e reforçado o compromisso com a valorização dos servidores e a transparência nos gastos.
Agudo foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a aderir ao Plano de Retomada Econômica pós-calamidade, em parceria com o Sebrae RS. A iniciativa tem garantido uma importante ferramenta de diagnóstico e planejamento estratégico para que o município priorize, com responsabilidade, as ações de reconstrução e desenvolvimento ao longo de 2025.
Outro ponto de destaque foi o início dos preparativos para um novo concurso público, que será lançado em breve e trará oportunidades para diferentes níveis de escolaridade e áreas da administração municipal. A medida busca fortalecer o quadro de servidores efetivos e qualificar ainda mais os serviços prestados à população.
Pela primeira vez na história do município, os servidores concursados da Prefeitura passaram a receber vale-alimentação. A medida beneficia diretamente 365 servidores e representa um marco na valorização dos profissionais do serviço público, além de fomentar o comércio local. Somado a isso, foram realizados 17 processos seletivos para contratação temporária, garantindo agilidade e continuidade nos serviços essenciais.
A execução de licitações também marcou o período. Entre elas, algumas estratégicas como o lançamento do edital para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, ampliando a estrutura de atendimento à população. Outro grande marco foi a organização da licitação, com investimento superior a R$ 22 milhões, voltado à reconstrução de 14 pontes em parceria com a Defesa Civil Nacional.
A frota municipal também foi reforçada com novos veículos, aquisição de maquinários e contratação de serviços terceirizados, por meio de processos licitatórios bem estruturados. Com a entrega dos veículos, isso garantirá mais agilidade às demandas do município, especialmente nas áreas rurais.
Melhorias em escolas e a recuperação do ginásio municipal foram viabilizadas com base em editais planejados nos primeiros meses de gestão. As ações fortalecem os espaços públicos e o acesso a direitos fundamentais como educação e lazer.
Os números reforçam a intensidade do trabalho realizado: foram publicados 46 contratos, 34 aditivos, 26 atas de registro de preços, 20 editais de licitação, 19 processos de inexigibilidade, 17 apostilas, além de processos de dispensa e termos de fomento que contribuíram para a celeridade e legalidade das ações administrativas.