O município de Agudo se destaca entre as cidades da região central do Estado na geração de empregos, principalmente, na Quarta Colônia. Conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Agudo acumula, até outubro de 2021, 734 admissões formais.
O Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, avalia com entusiasmo os resultados. “Isso comprova o emprenho que estamos tendo na área do desenvolvimento econômico, e que, sem dúvida, o povo agudense é um povo muito trabalhador.”
Na Quarta Colônia, Agudo está na primeira colocação, com o saldo de 200 empregos, sendo que o cálculo considera as admissões e os desligamentos. Seguido por Restinga Sêca com saldo de 128, e Faxinal do Soturno com 50.
Já na região central, o município ocupa a sétima colocação. A liderança está com Santa Maria, seguida por Cachoeira do Sul.
Em 2020, no mesmo período, o município apresentava um saldo negativo de -85 empregos, ou seja, havia mais desligamentos do que novos empregos gerados.
Ainda, segundo Kittel, Agudo tem características que possibilitam criar um ambiente propício para atração de empreendimentos, como a questão logística e as mudanças que estão feitas na legislação durante o mandato. “O Desenvolve Agudo é um programa que está possibilitando a geração de emprego e renda”, destaca o prefeito.