Ato foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (27)
Agudo foi oficialmente incluído no recém-criado Polo Aerodesportivo Gaúcho (PAG), instituído pela Lei nº 16.256/2024, sancionada pelo governador Eduardo Leite. Com a inclusão no Complexo Aerodesportivo Central, o município reforça sua posição no cenário estadual do aerodesporto, devido à infraestrutura natural e ao trabalho da comunidade local.
Localizado em território agudense, o Cerro da Figueira, é considerado um dos melhores locais do estado para a prática do voo livre. Este ponto natural oferece condições ideais para o esporte e é palco de etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre, atraindo atletas e visitantes de diversas regiões. A expectativa é que o município agora terá ainda mais oportunidades para fortalecer o turismo, a economia local e o lazer.
Além disso, Agudo conta com a atuação da Associação Agudense de Voo Livre (AAVL), que organiza eventos, promove treinamentos e incentiva o desenvolvimento do esporte na região. A AAVL desempenha um papel essencial na consolidação do município como referência no aerodesporto.
O PAG foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do RS e tem como objetivo fomentar atividades aeronáuticas, como voo livre, balonismo, paraquedismo e aeromodelismo. Dividido em quatro complexos regionais – Metropolitano, Serrano, Central e da Campanha – o polo abrange 39 municípios. O Complexo Aerodesportivo Central, que Agudo está presente, abrange o território dos Municípios de Roca Sales, Encantado, Santa Maria, São Gabriel, Viadutos, Caçapava do Sul, Passo Fundo, Carazinho e Erechim.
Entre os princípios do PAG estão o desenvolvimento regional, a preservação ambiental e a segurança no uso compartilhado do espaço aéreo. O deputado Elton Weber (PSB), autor do projeto, destacou que o polo busca fortalecer associações e federações, além de ampliar espaços para a prática esportiva.
De acordo com a Lei nº 16.256/2024, o aerodesporto é definido como uma atividade aeronáutica que pode ser tripulada ou controlada remotamente, abrangendo práticas destinadas à competição, exibição ou treinamento. Além disso, inclui atividades lúdicas, culturais, turísticas e de aventura, como o voo livre (asa delta e parapente), balonismo, paraquedismo, voo em planador, aeromodelismo e modalidades como "trike" e paramotor. O Polo Aerodesportivo Gaúcho é uma iniciativa que une desporto, turismo e lazer. A inclusão de Agudo neste projeto reforça o potencial do município para liderar ações na área e atrair ainda mais visibilidade ao voo livre e outras práticas.