O plano de ação enviado pelo município prevê um investimento de mais de 500 mil nos próximos anos
Agudo é o primeiro município da região a confirmar adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em 2025, em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal. A formalização dessa nova etapa marca um momento importante para a gestão cultural local, alinhada à efetivação das políticas públicas de cultura, através do diálogo com a sociedade civil e da valorização da diversidade cultural do município.
O plano de ação enviado pelo município prevê um investimento de R$ 549.988,68 para os próximos anos, recursos que serão aplicados em projetos e iniciativas que ampliem o acesso à cultura, incentivem a produção artística local e promovam a inclusão sociocultural. “O primeiro ciclo da PNAB ainda está em execução, mas a adesão ao segundo ciclo já demonstra nosso compromisso com uma cultura participativa e acessível”, destacou o Diretor de Planejamento, Gabriel Puhl.
Como parte desse novo momento, a administração municipal trabalha para fortalecer os canais de participação social, como o Conselho Municipal de Política Cultural. Essa estrutura é essencial para garantir que a sociedade civil atue diretamente na formulação, fiscalização e acompanhamento das ações culturais — princípios centrais da PNAB. “Nossa prioridade é ouvir quem faz cultura em Agudo e a partir dessa escuta ativa que construiremos políticas públicas mais efetivas”, reforça o Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, Luivonir Dorneles.
Segundo o novo regramento do governo federal, estabelecido por medida provisória no final de 2023, o acesso à segunda etapa da PNAB está condicionado à execução de, no mínimo, 60% dos recursos do primeiro ciclo. Agudo trabalha para atingir essa meta até o final de maio, garantindo a continuidade dos investimentos na cultura local.