O município de Agudo passará a contar com recomendações de tratamento inicial para pacientes positivados para Covid-19. A decisão vai ao encontro de evidências trazidas por médicos da linha de frente do Hospital Agudo.
Na semana passada, uma reunião das áreas técnicas da saúde, como enfermagem e medicina, do Posto de Saúde e do Hospital Agudo, discutiu os fluxos de atendimentos dos pacientes com Covid-19 e tratamento precoce para a doença. Na oportunidade, os profissionais alinharam ideias e condutas para que ocorra um consenso na prescrição de medicamente já nos primeiros dias de sintomas de Covid-19.
Conforme protocolos do Ministério da Saúde, é preciso considerar a gravidade e o tempo de evolução do paciente para recomendar o uso de terapia medicamentosa. Assim, classifica a evolução da doença em três fases, sendo a fase 1 do 1° ao 5° dia, a fase 2 do 6° ao 14° dia e a fase 3 a partir do 14° dia. Em relação à gravidade, classifica os quadros em leves, moderados ou graves de acordo com os sinais e sintomas apresentados.
Ressalta-se também que o tratamento será para paciente positivados para Covid-19 e que tiverem prescrição médica e reforça que a automedicação pode apresentar riscos. Assim, a relação do médico com o paciente será de acordo mútuo, havendo acompanhamento e receituário médico conforme cada caso.
Conforme o prefeito Luís Henrique Kittel, é preciso buscar novas possibilidades de cuidado para os pacientes, e defender vacina para todos e os protocolos de distanciamento e uso de máscara e álcool gel.
A previsão da Secretaria de Saúde do município é de que nos próximos dias já esteja finalizado o processo de elaboração dos protocolos de tratamento.