Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência abordará três eixos principais
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), marcada para julho de 2025, terá início com etapas preparatórias em todo o Brasil. Em Agudo, a etapa municipal será realizada no dia 6 de dezembro de 2024, na nova sede da Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Rua Muniz Ferraz, 756.
O evento começará às 8h30 com o credenciamento dos participantes e contará com palestras conduzidas por representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e especialistas locais. Após um "brunch", os debates e atividades seguirão até as 17h, distribuídos entre o primeiro e segundo andares do local.
A conferência é uma oportunidade para que a população contribua na formulação de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores, integrando e descentralizando ações em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS). Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde, a 5ª CNSTT ocorre após uma década da última edição dedicada ao tema.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência abordará três eixos principais:
A convocação para a conferência foi aprovada em novembro de 2023 durante a 348ª Reunião Ordinária do CNS. Entre os objetivos, destaca-se a discussão de propostas para fortalecer a política pública de saúde no SUS, avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19 sobre a saúde dos trabalhadores e identificar mudanças nas condições e frequências de agravos à saúde decorrentes das transformações no ambiente de trabalho.
O evento em Agudo é uma etapa essencial do processo, permitindo que a comunidade local participe ativamente na construção de diretrizes que influenciarão as políticas nacionais.
8h30- Credenciamento;
9h- Abertura oficial;
9h15- Palestra com JEAN DE FRAGA SAVEGNAGO, Enfermeiro do CEREST( Centro de Referência em Saúde do Trabalhador);
10h30- Palestra com FABIANO EHRHARDT, Advogado;
11h25- Formação dos grupos e trabalhar os 3 eixos temáticos à tarde;
11h30- Intervalo para o "Brunch" (é uma refeição servida entre o café da manhã e o almoço e costuma substituir ambas refeições);
12h30- Apresentação dos Indicadores em Saúde do Trabalhador;
13h- Trabalho em grupos para elaborar as propostas;
15h- Apresentação e definição e aprovação das propostas para etapa estadual;
16h30- Eleição dos Delegados;
17h- Encerramento das atividades.