Nota reitera gravidade da Covid-19 em Agudo

• 30/03/2021
  • Coronavírus

Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 de Agudo, formado pela Prefeitura Municipal, Hospital Agudo, Ministério Público de Agudo, Brigada Militar, Polícia Civil e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (ACISA), divulgou na terça-feira, dia 30, uma nota reiterando a gravidade da pandemia de COVID-19 no município, bem como evidenciando a necessidade da população seguir os protocolos de prevenção.

Confira a nota na íntegra:

"O Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 de Agudo, formado pela Prefeitura Municipal, Hospital Agudo, Ministério Público de Agudo, Brigada Militar, Polícia Civil e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (ACISA), vem, por meio desta nota, reforçar à população agudense sobre a gravidade da situação do Coronavírus no município, bem como a necessidade de se adotar, com rigor, as medidas de prevenção à disseminação do vírus.

Tomando como base os levantamentos epidemiológicos do município, entende-se que a Covid-19 está se agravando, com aumento de casos ativos e elevação das taxas de ocupação dos leitos hospitalares. Nesse sentido, reforça-se:

1. O Hospital Agudo encontra-se em uma situação crítica, devido à taxa de ocupação dos leitos clínicos e à escassez de medicamentos para garantir a intubação dos pacientes.
  2. Os profissionais de saúde, tanto do Hospital Agudo quanto das Unidades de Saúde do Município, encontram-se sobrecarregados, cansados e arriscando-se cotidianamente na tarefa de salvar vidas.
  3. A Covid-19 não é mais uma doença que atinge prioritariamente idosos e pessoas com comorbidades. Estudos apontam uma mudança do perfil do paciente que adoece e falece, atingindo, na atualidade, jovens na faixa de 20 a 49 anos.

Esse momento crítico da pandemia exige a cooperação e conscientização de todos os agudenses com o intuito de aderir os protocolos de prevenção à disseminação e, sobretudo, não promover aglomerações. Isso é necessário para evitar que nosso município seja prejudicado novamente com restrições extremas como ocorridas recentemente.

Por isso, fazemos um APELO para que seja feito o uso de máscara, respeitado o distanciamento social, e mantida a higienização das mãos e uso de álcool a 70%, e se puder, fique em casa. Reduza a sua circulação nas vias públicas, redobre os seus cuidados.

O nosso comportamento em sociedade reflete diretamente os indicadores da Covid-19. Não estamos apenas falando de um vírus, mas de VIDAS HUMANAS. O comportamento individual pode salvar vidas.

Agudo, 30 de Março de 2021."

Unidades Básicas de Saúde de Agudo

Hospital Agudo