Prefeitura inicia implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

• 28/09/2021

O município está iniciando a implementação das PICS – Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, no Sistema de Saúde do município. As PICS fazem referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares que têm uma visão mais abrangente do ser humano e dos processos de doenças. A aplicação deste trabalho iniciou no último domingo, 26, através do “Yoga na Praça”.

Conforme o Prefeito Luís Henrique Kittel, um dos compromissos do mandato é tratar a saúde como um todo, desde a prevenção.

A atividade, que aconteceu na Praça da Emancipação, reuniu dezenas de participantes. O evento teve como principal objetivo promover a saúde, alegria e calma.

Desde agosto deste ano, a Prefeitura de Agudo está promovendo encontros com terapeutas do município. A partir disto, elabora-se um diagnóstico das maiores necessidades da comunidade, em relação às PICS. Nessa perspectiva, a ideia da Secretaria de Saúde é levar atividades com as práticas integrativas às comunidades do interior e nas escolas do município.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) denomina as PICS como “medicinas tradicionais e/ou complementares”, e estas foram institucionalizadas no SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Atualmente, o SUS reconhece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, por meio de evidências científicas, que têm mostrado benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.