Prefeitura inicia projeto de balanças comunitárias de pesagem de gado

• 06/10/2021
  • Agricultura

A Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo, iniciou o projeto de balanças comunitárias para pesagem de gado em localidades do interior do município. Entre os objetivos está saber o peso exato do gado na hora da venda e acompanhar o desenvolvimento do animal.

Na última terça-feira, dia 05, foi entregue a primeira balança e também realizada a reunião de formalização da Associação de Produtores Rurais das Linhas das Pedras, que irá receber o equipamento.

Conforme o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, o projeto fomentará a bovinocultura de corte, o desenvolvimento da agropecuária local e a diversificação e fortalecimento da agricultura agudense.

A balança recebida, que foi adquirida com recursos próprios, é com comando e possui capacidade de pesagem de até 1.500 quilos.

Segundo o gestor da pasta, Giovane Neu, o projeto auxiliará os produtores locais, visto que muitas vezes anteriormente os negócios com bovinos acabavam sendo prejudicado pela falta da pesagem correta. Nesse sentido, Neu destaca que agora, de fato, o produtor poderá saber a pesagem do gado, sem perder seja na compra ou na venda.

A previsão da Secretaria de Agricultura é distribuir mais 4 desses equipamentos em regiões descentralizadas do interior do município, a fim de ficarem à disposição dos produtores rurais, sem custos.