Acolhimento e diversão marcam a vacinação infantil em Agudo

• 21/01/2022

Crianças começaram a ser imunizadas contra a Covid-19, na última quinta-feira (20)

Exatamente um ano após a primeira vacina contra a Covid-19 ser aplicada no Município de Agudo, chegou a vez das crianças começarem a ser imunizadas nesta quinta-feira (21).

A primeira ação de imunização deste grupo, aconteceu no final da tarde, no Posto de Saúde Central. Chegando ao local, as crianças foram recepcionadas em um ambiente acolhedor e divertido, com muitas cores e espaços de recreação, com brinquedos e materiais para pintura.

“Esperamos que a medida em que as crianças recebam suas doses de vacina, estaremos virando a página da pandemia e teremos um futuro de saúde”, afirma a Secretária de Saúde, Graciela Barchet. “Temos muito a agradecer e reconhecer às equipes de saúde e aos voluntários, que atuam para cumprir as metas de vacinação, com muito comprometimento e entusiasmo”, completa Graciela.

Após receberem a dose do imunizante, as crianças precisam ficar em observação pela equipe de saúde por 20 minutos, conforme orientações. Na oportunidade, elas receberam o “Certificado de Coragem”, uma “mudinha da esperança” e um livro infantil sobre dinossauros e a paleontologia agudense.

A vacina para as crianças é produzida pela Pfizer e tem uma dosagem diferente daquela distribuída para adultos. A vacinação seguirá diretrizes semelhantes às dos adultos, sendo iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade, iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.