Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Seminário aborda saúde integrativa na atenção básica de Agudo


  • 12/05/2022
  • 44 visualizações
  • Saúde
Compartilhe:

Encontro reuniu servidores da área da saúde e assistência social do município

 

Com a pandemia, a promoção da saúde em todas as suas formas tornou-se tema principal entre comunidades. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também conhecidas como “PICS”, fazem referência a um conjunto de abordagens que têm uma visão mais abrangente do ser humano e dos processos de doenças. 

O I Seminário Municipal das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ocorreu nesta quarta-feira, 11, em Agudo. Profissionais da Secretaria da Saúde e da Assistência Social participaram do treinamento coordenado por representantes do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) da UFSM. 

De acordo com a Coordenadora do Laboratório, Ângela Kemel Zanella, as PICS atuam para melhorar a qualidade de vida, na atenção à saúde e na integralidade do cuidado e bem estar. “Existe uma comprovação científica e um benefício comprovado”, disse ela. 

A atividade faz parte do processo de apoio da UFSM na implementação das PICS em Agudo. Além do treinamento dos profissionais, a equipe do Laboratório da UFSM prestará apoio e suporte ao Município na implementação dos serviços. Verônica Scardoelli coordena o serviço das PICS no “Torrão Amigo” e enalteceu o trabalho desenvolvido com a qualificação dos profissionais que estarão atuando com as PICS. O próximo passo para implementação das PICS, conforme a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Barchet, contará com a exposição da experiência da Coordenadora Ângela à comunidade e disponibilização de práticas à população. 

 

PICS

De acordo com o Ministério da Saúde, as PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o SUS reconhece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, por meio de evidências científicas, que têm mostrado benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

 

Coordenadora das PICS de Agudo, Veronica Scardoelli, destacou a importância dos profissionais para o desenvolvimento das PICS

Prefeiro Kittel ressaltou a importância da saúde integrativa para a atenção básica

 

 



Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!