Merenda Escolar é igual à alimentação saudável

• 06/03/2014
  • Geral

O hábito por uma alimentação saudável é cada vez maior nas merendas escolares. Substituir os salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes por frutas, saladas e sucos se tornou uma tarefa diária. Em Agudo, o trabalho da alimentação nas escolas municipais é acompanhado pela nutricionista, da Prefeitura, Mariana Azambuja, que realiza visita aos oito educandários, uma vez por mês. “Nestas visitas são verificados pontos importantes para qualidade da alimentação escolar, como a organização e limpeza dos estoques, cozinhas e refeitórios, cumprimento do cardápio, uso de uniformes e toucas pelas serventes e a distribuição da refeição aos alunos”, explicou Mariana.

A nutricionista tem um importante papel na conscientização dos alunos, quanto aos hábitos alimentares. A profissional da Prefeitura aborda o tema através de aulas explicativas e de culinária, filmes e brincadeiras. “Os professores também podem encontrar formas de ensinar os alunos a terem uma alimentação saudável”, disse Mariana. O cardápio, em Agudo, é elaborado depois de se conhecer o que a agricultura local oferece “através destas informações, e sempre tendo como base os princípios de uma alimentação saudável, montamos um cardápio adequado para suprir as necessidades nutricionais dos alunos durante o período em que estão na escola”.

O Município de Agudo tem aproximadamente 1.800 alunos na rede municipal. Um dos pontos destacados por Mariana é o controle da quantidade de sal, açúcar e gordura nas refeições, já que o consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes é a preferência entre as crianças. “Esse padrão alimentar está cada dia mais forte entre as crianças e adolescentes, o que prejudica a aceitação de refeições mais saudáveis e com alimentos naturais, mas cabe a todos os envolvidos na educação (pais, cuidadores, professores, merendeiras e nutricionistas) incentivar o consumo de alimentos saudáveis e não destes alimentos tão prejudiciais.”, explicou a nutricionista. Os alimentos servidos são saudáveis e de boa procedência, da horta escolar e dos agricultores. São oferecidos, aos alunos, arroz, feijão, lentilha, massa, carnes, saladas, frutas, leite, iogurte, suco, bolachas, pães, cucas, bolos e outros. O Município de Agudo conta com 28 serventes, divididas nas oito escolas.

Durante o ano, Mariana Azambuja orienta os alunos em projetos educacionais como Hortas Escolares e Pequenos Vigilantes, aliados importantes na educação no que diz respeito à alimentação saudável e segura. “Os alunos se tornam mais observadores e críticos e repassam o que aprenderam aos demais colegas e familiares”, finalizou Mariana.

Texto: Jornalista Márcia Müller

Foto: Secretaria de Educação e Desporto