O dia 25 de Julho é o Dia do Colono e do Motorista, sendo uma data de relembrar os feitos de imigrantes alemães que colonizaram e construíram o município de Agudo.
Nesse sentido, o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo (ICBAA) realizou na manhã do domingo, 25, o ato de acendimento do Lume Memorial, que se encontra junto do Monumento ao Imigrante na localidade de Cerro Chato, interior de Agudo.
Durante a cerimônia foram realizadas homenagens aos imigrantes, colonos e motoristas, além de pronunciamento de autoridades civis, ato celebrativo-religioso, apresentação do coral “Vozes da Dickow” e homenagem aos profissionais da área da saúde.
Em seu pronunciamento, o presidente do ICBAA Áureo Müller, relembrou os feitos dos antepassados e destacou a importância de manter viva a tradição, sendo necessário atrair jovens para os espaços culturais de tradição alemã.
Para o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, relembrar a história é refletir sobre a importância do presente para que construa vínculos para seguir um futuro de prosperidade. Kittel também destacou a importância do colono e do motorista para o desenvolvimento do município, e salientou o empenho e dedicação dos profissionais de saúde durante a pandemia.