17/10/2024 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental

Inauguração da Agroindústria da ASPROAG Marca Avanços na Agricultura Familiar em Agudo

Na tarde da última quarta-feira, dia 16, a Associação dos Produtores Rurais de Agudo (ASPROAG) celebrou a inauguração de sua nova agroindústria, um marco significativo para a agricultura familiar da região. A construção da instalação, que custou R$ 214 mil, foi viabilizada por uma emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, com contrapartida do município de Agudo. O evento reuniu agricultores, autoridades locais e membros da comunidade, que expressaram seu otimismo em relação ao futuro do setor.

O Prefeito de Agudo, Luis Henrique Kittel, enfatizou a importância do empreendimento para o fortalecimento da economia local e ressaltou que a iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o incentivo e valorização dos agricultores locais. “Esta agroindústria é um passo fundamental para o fortalecimento da nossa agricultura familiar, permitindo que nossos produtores ampliem sua produção e melhorem sua renda”, destaca Kittel.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Agudo tem se empenhado em implementar diversas iniciativas para fortalecer a agricultura familiar. O Programa Vale Feira, que beneficia tanto os servidores públicos municipais, quanto a agricultura familiar, é um exemplo claro de como a administração municipal está criando oportunidades para os produtores locais. A gratuidade garantida aos agricultores familiares e artesãos em todas as festividades do município também reflete o compromisso da gestão com o fomento ao setor.

Outro aspecto importante é o Espaço Volksgarten, que se consolidou como um ponto de valorização dos produtos locais, proporcionando aos agricultores um espaço para comercializar suas produções diretamente à comunidade. Com o apoio da prefeitura, os produtores têm conseguido se destacar no mercado, aumentando sua visibilidade e vendas. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, Lucas Bock Cardoso, comentou sobre essas iniciativas: “Estamos criando as condições para que nossos agricultores prosperem e tenham acesso às ferramentas necessárias para produzir com qualidade.” Além disso, a distribuição de 50 implementos agrícolas para associações locais é uma ação que transformou a realidade de muitos agricultores, que antes operavam sem equipamentos adequados.

A nova agroindústria representa um novo espaço de produção e simboliza uma nova fase para os agricultores de Agudo, que agora têm mais oportunidades para expandir seus negócios e fortalecer a economia local. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da ASPROAG, Leonir Brandt, expressou sua gratidão a todos os envolvidos na concretização do projeto. “Essa agroindústria é um sonho que se torna realidade. Com ela, poderemos agregar valor aos nossos produtos e garantir uma renda mais justa para nossas famílias”, enfatizou o Presidente da ASPROAG.