Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/04/2024 Sec. da Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Instaladas lombadas eletrônicas para segurança viária na "Curva do Cotovelo"

Iniciativa é resultado de parceria inédita, entre Prefeitura, Acisa e Daer

Na manhã desta terça-feira, dia 2, foi realizada a instalação de placas eletrônicas de controle de velocidade e sinalização viária no trecho conhecido como “Curva do Cotovelo”, localizado no km 56 da ERS-348, na comunidade de Várzea do Agudo, interior do município. A medida é resultado de parceria inédita entre Prefeitura de Agudo, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (Acisa) e Daer, e vem em resposta a uma série de incidentes que ocorreram no local historicamente, incluindo tragédias com vítimas fatais, motivadas principalmente pelo excesso de velocidade dos condutores.

A iniciativa, que visa sensibilizar e conscientizar os motoristas sobre a importância da redução de velocidade, é uma resposta ao intenso fluxo de veículos, pedestres e maquinários agrícolas que transitam na área. Foram instalados dois equipamentos, um em cada sentido da via, com o objetivo de promover a redução da velocidade dos veículos e, consequentemente, evitar acidentes de trânsito.

As lombadas eletrônicas foram adquiridas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (Acisa), e instaladas em parceria com a Prefeitura de Agudo, que também assumirá os custos de manutenção e energia elétrica dos dispositivos. A cooperação foi formalizada por meio do Termo de Cooperação Ténicas TC/030/22, entre a Prefeitura de Agudo e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com o apoio da Acisa.

O presidente da Acisa, Airton Wilhelm, destacou que o recurso financeiro para a compra dos equipamentos foi obtido a partir dos resultados da Festa do Moranguinho e da Cuca do ano anterior. Inicialmente destinado para o evento de Natal do município, as condições climáticas adversas levaram ao cancelamento da programação, resultando na alocação dos recursos para a aquisição das lombadas eletrônicas.

O prefeito Luís Henrique Kittel ressaltou a importância da iniciativa para a segurança dos motoristas e moradores locais, afirmando que essa é uma medida educativa que, sem dúvidas, contribuirá significativamente para a redução de acidentes na região. "A segurança viária é uma prioridade, e essa parceria tem isso como o principal objetivo", destaca.

Agora, aguarda-se a ligação da rede de energia elétrica dos equipamentos. O limite de velocidade no trecho será estabelecido em 40 km/h, visando garantir a segurança de todos os usuários da via.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé