06/06/2024 Sec. de Saúde

Posto de Saúde Tia Laurinha no Bairro Caiçara será ampliado

O valor estimado para obra é de mais de 325 mil reais

A saúde da comunidade do Bairro Caiçara está prestes a ter um importante avanço. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tia Laurinha será ampliada. A expansão para 326,25m² representa um aumento de 83% na estrutura atual de 178,05m², proporcionando uma infraestrutura mais adequada para atender às necessidades da comunidade. O projeto da Prefeitura de Agudo foi habilitado pelo Governo do Estado, através do programa “Rede Bem Cuidar”.

Ao longo dos anos, a UBS Tia Laurinha tem sido uma referência essencial para a saúde da comunidade do Bairro Caiçara. No entanto, com o aumento da população e a crescente demanda por serviços de saúde, a infraestrutura atual tornou-se insuficiente para atender adequadamente as necessidades dos moradores. A inclusão de novos consultórios permitirá um aumento na oferta de consultas médicas e de enfermagem, reduzindo o tempo de espera e melhorando o acesso aos cuidados de saúde primário. Ainda, estão previstos banheiros adaptados, auditório para atividades educativas, uma sala destinada aos agentes comunitários de saúde, entre outras melhorias para o local.

A ampliação da UBS Tia Laurinha está alinhada com as diretrizes e políticas de saúde pública do município, do estado e do país. O Prefeito Luís Henrique Kittel destacou a importância da ampliação para a melhoria do sistema de saúde. “Estamos avançando consideravelmente na saúde da nossa comunidade. Com o projeto do Tia Laurinha, garantimos que os moradores do Bairro Caiçara tenham acesso a serviços de saúde com cada vez mais qualidade”, disse.

O valor total da obra é estimado em R$ 375.109,79. Os R$ 350 mil foram captados através do Governo do Estado, por meio do programa Rede Bem Cuidar, da Secretaria Estadual de Saúde. O restante do valor necessário será provido pelo município como contrapartida. Agora, a Prefeitura deve encaminhar projeto de lei de ajuste orçamentário para ser apreciado pela Câmara de Vereadores, e posteriormente realizar o processo licitatório de contratação da empresa responsável pela obra. O prazo de execução da obra deve ser de 5 meses, a partir da ordem de serviços.