“Melhores Amigos – Bicho sente como gente” é um dos maiores programa de castração da história do município
Após anos de espera, o município de Agudo avança no controle populacional de cães e gatos. A Prefeitura de Agudo, em parceria com o Governo do Estado, promove a edição local do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”. A expectativa é que sejam castrados 200 animais (100 felinas e 100 caninas), durante o período de um ano.
Os animais atendidos serão cães e gatos fêmeas em situação de rua, semi-domiciliados, comunitários ou pertencentes a famílias em estado de vulnerabilidade social. Animais destinados por ONGs e entidades do município também poderão ser atendidos.
Para se inscrever, os interessados devem levar comprovante de residência, CPF e algum documento que comprove a inscrição no CadÚnico (disponível na Secretaria de Assistência Social). As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura, e estarão abertas até o limite total das vagas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
A castração de animais é uma das formas de evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos e evitar a transmissão de doenças. Assim, o Programa Melhores Amigos tem como objetivo promover o bem-estar animal e melhores condições de saúde à população.
A previsão é que sejam investidos até R$ 70.000,00, com recursos provenientes do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, promovido pelo Governo do estado, além de contrapartida do município.
“Este será o maior investimento já realizado pela Prefeitura de Agudo para a castração de animais da história do Município”, destaca a Secretária Municipal de Administração e Gestão, Daniela Camargo.
O procedimento será realizado através da técnica cirúrgica pelo flanco do tipo ovário histerectomia, utilizando incisões do tipo miniceliotomia (1cm a 3cm) e auxilio de gancho de Snook, e será utilizado anestesia inalatória.
Como participar
Conheça o programa
A execução do programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente é possível devido à Lei Complementar 15.595, de 19 de janeiro de 2021, do executivo estadual que dá competência à Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) para tratar das políticas públicas ligadas à proteção e aos direitos animais. Assim, o Estado passa a ser um dos primeiros no Brasil a criar políticas públicas, apoiando ações junto aos municípios para a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos, rurais e comunitários e de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.