Governo Municipal divulgou também parceria com o Estado para perfuração um poço artesiano e a escavação de dez açudes
\r\n\r\n\r\n\r\n
A água é um direito essencial do ser humano. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo (SEDERGA) vem trabalhando intensamente para minimizar os efeitos de estiagens e prevenir a escassez de água potável no município.
\r\n\r\nPensando em resolver demandas históricas, a Prefeitura de Agudo anunciou o cronograma e a execução, por meio de recursos próprios, das próximas cinco (5) redes de água do município. Serão as seguintes: Porto Alves, beneficiando 50 famílias; Linha Morro Pelado, beneficiando 11 famílias; Linha Morro Agudo, beneficiando 14 famílias; Cerro dos Behling, beneficiando 30 famílias; e Linha Teotônia Sul/Canto Paraná, que atenderá 80 famílias.
\r\n\r\nO Executivo também anunciou a parceria do Governo do Estado, por meio do Programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural”, que subsidiará projetos de perfuração poço artesiano e a escavação de açudes.
\r\n\r\nA perfuração de um novo poço artesiano será na localidade de Rincão do Pinhal. “Trata-se de uma demanda antiga, que vai contemplar mais de 30 famílias da região, já temos o projeto todo da rede d’água para aquela comunidade, graças o empenho dos moradores”, reiterou o Secretário de Agricultura de Agudo, Giovane Neu. Além disso, serão escavados dez (10) microaçudes, em diferentes localidades do interior do município.
\r\n\r\n\r\n\r\n
Outras medidas
\r\n\r\nA Prefeitura de Agudo destaca ações que estão sendo tomadas desde antes do início da estiagem. Foram mais de 1,7 milhões de litros de água potável entregue; mais de 350 mil litros de água não potável entregues, em 2022; destinação de 100 caixas d'água e 30 mil metros de mangueiras; e a disponibilização de 5 retroescavadeiras para abertura e limpeza de bebedouros e açudes.
\r\n\r\nTambém, o Executivo contratou um caminhão pipa com capacidade de 12.000 litros de água potável, ampliando a capacidade de entrega; construção de mais de 60 fontes protegidas; e articulação com o Governo do Estado para subsídio de 100% para produtores agudenses no Programa do Milho Troca-Troca, conforme o Decreto de Emergência reconhecido pelo Estado e pela União.
\r\n