Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
21/12/2022 Sec. da Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Prefeitura de Agudo inaugura primeira etapa do novo sistema de videomonitoramento

Sistema foi expandido para o interior e município agora também conta com cercamento eletrônico

O sistema de videomonitoramento de vias públicas de Agudo é referência no estado a partir da entrega da primeira etapa do projeto “Agudo Seguro”, realizada nesta terça-feira, 20, pelo Governo Municipal. 

Até então, o sistema de possuía 60 câmeras e a partir de agora são 128 equipamentos em pontos estratégicos do interior e da cidade, entre noturnas, leitoras de placas e speed dome, que são de longo alcance e alta performance. 

Ao todo, nesta primeira etapa foram entregues e instaladas 87 das 128 (cento e vinte oito) novas câmeras de videomonitoramento, distribuídas em 33 pontos da cidade e interior, em consonância com as orientações recebidas pelos Órgãos de Segurança Pública de Agudo. O investimento total é de cerca de R$ 500.000,00.

Parte do sistema conta com câmeras que realizam leitura de placa e compreendem o cercamento eletrônico, que possibilita interlocução direta com o sistema de policiamento e tem imagens serão geradas no munícipio e transmitidas ao CIOSP de Santa Maria e, simultaneamente, à Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre. O cercamento eletrônico permite, por exemplo, que veículos furtados e roubados sejam monitorados pela rede de câmeras. As câmeras estão instaladas na Picada do Rio, Trevo da Escola Santos Reis, Trevo de acesso ao centro e Avenida Paraíso.

Para o prefeito Luís Henrique Kittel a ampliação do sistema de monitoramento é importante para garantir a sensação de segurança e qualidade de vida dos agudenses. “Nosso trabalho é focado em melhorar as condições de vida da nossa população”, destaca Kittel.

Além dessas entregas, a Prefeitura inaugurou também a nova Sala de Operações, na Brigada Militar. O espaço servirá para o monitoramento das imagens e recebeu investimentos em melhorias na estrutura física da Brigada Militar e novos equipamentos. 

“Essa é uma conquista de todos os agudenses”, disse a capitã da Brigada Militar, Camila Prochnow. Conforme a capitã, a Brigada ganha em otimização de policiamento, facilitando as estratégias e ações para tomada de decisões e gravações de ocorrências.

Na segunda etapa, prevista para ser finalizada em fevereiro, serão entregues as câmeras dos 5 (cinco) pontos distribuídos nas localidades de Picada do Rio, Nova Boêmia, Novo São Paulo, Cerro Chato e Rincão do Pinhal, com 13 câmeras.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé