Prefeitura solicita que residentes na área urbana que tenham sofrido danos em suas residências enviem endereço
A Prefeitura de Agudo iniciou os procedimentos junto à Caixa Econômica Federal visando disponibilizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores impactados pelos estragos da recente enxurrada. O saque estará acessível aos trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas do FGTS na data de solicitação e que sofreram danos materiais decorrentes do evento climático que assolou o município no final de abril e início de maio.
Após uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (8) com representantes da Caixa, a Defesa Civil e demais órgãos competentes deverão atualizar uma lista contendo todos os bairros e vias afetados pelas chuvas, seguindo os critérios estabelecidos pelo banco e pela legislação nacional em vigor.
A Prefeitura informa que está em processo de atualização de uma lista com todos os endereços atingidos pelas fortes chuvas. O saque estará disponível somente após aprovação pela Caixa Econômica Federal. "Estamos focados em garantir a atenção que as pessoas precisam, e isso vai desde a área social e de infraestrutura, até mesmo as questões financeiras das famílias atingidas", declarou Gabriel Puhl, Oficial de Gabinete do Prefeito.
Para agilizar o processo, foram inicialmente listadas as áreas rurais afetadas. Portanto, a Prefeitura solicita que os trabalhadores residentes na área urbana que tenham sofrido danos em suas residências enviem para o número de WhatsApp 3265-1144 o endereço completo (rua e número) juntamente com a comprovação do dano (foto ou comprovante de pagamento/reforma), a fim de que a lista seja atualizada junto à Caixa Federal.
Conforme os critérios estabelecidos pela Caixa e pela legislação federal, têm direito ao Saque Calamidade os trabalhadores que possuam saldo disponível em suas contas vinculadas do FGTS na data da solicitação e que residam nas regiões afetadas pelo desastre natural, conforme declaração emitida pela Defesa Civil municipal. O valor do saque corresponderá ao saldo disponível, limitado à quantia de R$ 6.220 por conta vinculada ao FGTS.
COMO REALIZAR O SAQUE
PELO APP FGTS
Abra o app do FGTS em seu celular
1º passo - acesse o menu “Meus saques” e selecione 1 “Outras situações de Saques”
2º passo - selecione “Calamidade Pública”
3º passo - escolha um canal para receber o FGTS (creditar em conta ou sacar presencialmente)
4º passo - informe o seu município
5º passo - informe seu endereço
6º passo - envie seus documentos: Tire fotos dos documentos necessários direto no app, incluindo uma selfie com um documento de identificação
7º passo - verifique seus dados e confirme
8º passo - acompanhe o andamento da sua solicitação de saque
EM UMA AGÊNCIA DA CAIXA
Os cidadãos devem levar:
- Documento de identificação pessoal;
- Comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de calamidade pública;
- Comprovação de vínculo com o titular do comprovante de residência apresentado (se não for o titular da conta apresentada)
Caso não haja possibilidade de comprovação de residência por meio destes documentos, admite-se declaração emitida pela Prefeitura Municipal, a qual deve ser apresentada em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, atestando que o trabalhador é residente na área atingida. A declaração deve conter:
- Nome completo do trabalhador;
- Data de nascimento;
- Endereço completo;
- Número da inscrição do PIS/PASEP ου CPF;
- Número e data da portaria de reconhecimento do Governo Federal, bem como o cadastro de origem do endereço declarado ou a data da visita à residência do trabalhador