As aulas acontecem nas terças e sextas, pela manhã e tarde, no CRAS Bairro Caiçara
A Prefeitura de Agudo está promovendo oficinas gratuitas de capoeira para crianças a partir de 4 anos, vinculadas aos programas sociais. As aulas acontecerão nas terças e sextas, pela manhã e tarde, no CRAS do Bairro Caiçara.
A capoeira é uma arte marcial brasileira que une música, dança e movimentos acrobáticos. Além de desenvolver a coordenação motora, a prática da capoeira também ajuda a fortalecer o corpo e a mente, estimulando a autoconfiança e o trabalho em equipe.
O público-alvo das oficinas são meninos e meninas de 4 anos a 17 anos, que poderão aprender a arte da capoeira de forma lúdica e divertida. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social.
Ainda em novembro em 2023, 16 alunos com idades entre 5 e 15 anos, receberam uniformes para a prática do esporte. "Queremos incentivar a prática esportiva e cultural entre as crianças de Agudo. A capoeira é uma atividade que contribui para a formação integral dos jovens, ajudando a desenvolver habilidades físicas e mentais", destaca o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.
Conforme a gestora da pasta, Maria Rosângela Roubuste, as oficinas são ministradas pelo Contramestre Fly, profissional capacitado e experiente na prática da capoeira. “Os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos da capoeira, assim como a história e a cultura da arte marcial brasileira”, diz.
A iniciativa da Prefeitura de Agudo tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e ao esporte, oferecendo uma atividade divertida e enriquecedora para as crianças da cidade. O Projeto de Capoeira e estudos de culturas populares é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças da cidade. As aulas não apenas fortalecem os conceitos familiares, mas também proporcionam atividades esportivas e enriquecem o contato das crianças com uma educação de qualidade, promovendo valores como respeito às diferenças, aumento do conhecimento intelectual, autoconhecimento, autocontrole, disciplina e habilidades de convívio social.
Para mais informações sobre as oficinas gratuitas de capoeira, os interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.