Projeto Mala de Leitura pela Colônia é uma realização da Chili, promovido pelas Prefeituras Municipais, com o patrocínio da Dickow Alimentos e do Supermercado Lis e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS
Na quarta-feira, 2 de abril, teve início o Projeto Mala de Leitura pela Colônia, abrangendo cinco municípios da Região Central do Rio Grande do Sul. A iniciativa, que envolve 28 escolas de Agudo, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca e Nova Palma, tem sua sede em Agudo e é destinada a professores e ao público geral.
A abertura oficial aconteceu no Clube Centenário de Agudo, com apresentações de Regina e Ênio Guerra, seguidas pela cerimônia de abertura. O evento contou com a presença de representantes dos municípios envolvidos e de convidados especiais, como Ana Sofia Marçal, Cristiane Salles, Ketlen Sansonoviz e Fernanda Mestre, diretora da Biblioteca Municipal de Mértola, Portugal, e coordenadora das Malas de Leitura. Durante a solenidade, o prefeito Luís Henrique Kittel destacou a relevância do projeto para a formação de leitores na região.
Entre as atividades programadas, destaca-se a palestra de Ana Sofia Marçal, coordenadora da Maratona de Leitura da cidade de Sertã, Portugal. Ana Sofia compartilhará suas experiências e relatos sobre a Mala de Leitura portuguesa. Outra atividade de grande impacto é a oficina de mediação de leitura inclusiva, ministrada por Perla Assunção, representante da Fundação Dorina Nowill para cegos.
O encontro recebeu aproximadamente 400 inscrições de professores, monitores e gestores da educação dos cinco municípios participantes. As atividades da Mala de Leitura pela Colônia iniciaram na semana anterior com formações para professores das escolas envolvidas. Após essas formações e a realização do evento, as Malas de Leitura - bibliotecas itinerantes qualificadas - percorrerão as 28 escolas participantes.
As ações seguirão até o final do ano, promovendo feiras de leitura e um intercâmbio virtual literário entre as cidades da Região Central e Mértola, em Portugal.
Programação:
Quinta-feira (3) - Clube Centenário - Agudo
9h - Palestra "Formando Crianças Leitoras" - Cristiane Salles
14h - Palestra "A Experiência da Maratona de Leitura e relatos sobre a Mala de Leitura na Sertã" - Ana Sofia Marçal
15h30min - Palestra "A Cátedra Unesco na formação do leitor" - Ketlen Sansonoviz
Quinta-feira (3) - Biblioteca Municipal - Agudo
9h - Oficina de Mediação de Leitura Inclusiva - Fundação Dorina Nowill
Sexta-feira (4) - Clube Centenário - Agudo
14h - Apresentação Regina e Ênio Guerra
14h30min - Palestra "O autismo na visão do autista" - Marcos Petry
Sábado (5) - Clube Centenário - Agudo
15h - Espetáculo "Opereta Pé de Pilão", baseado no livro Pé de Pilão, de Mário Quintana, Editora Companhia das Letrinhas. Entrada gratuita, indicado para o público infantil.
O Projeto Mala de Leitura pela Colônia é uma realização da Chili, promovido pelas Prefeituras Municipais de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma e São João do Polêsine. Conta com o patrocínio da Dickow Alimentos e do Supermercado Lis e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS.