A Sala do Empreendedor de Agudo é um ponto focal de atendimento aos pequenos e médios negócios.
A Sala do Empreendedor de Agudo desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em 2024, principalmente com o impacto das enchentes de maio. O local é o quinto mais movimentado entre os municípios da região. O resultado somente em Agudo foi de 854 atendimentos ao longo do ano. Ao todo, às 19 Salas do Empreendedor na região centro somaram em conjunto de 19.949 mil atendimentos, 14,8% a mais que no ano anterior. A Sala do Empreendedor é um ponto focal de atendimento às MPEs e demais empreendedores potenciais, e faz parte do Eixo de Desburocratização do Cidade Empreendedora que o município integra o Programa.
Com apoio do Sebrae RS, o ambiente junto à Prefeitura de Agudo, busca facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. Os espaços funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo.
Entre as 10 principais colocadas no ranking de atendimentos em 2024 estão as Salas de:
Cruz Alta – 6.198
Santiago – 5.287
Santa Maria – 2.262
São Francisco de Assis – 2.019
Agudo – 854
Tupanciretã – 713
Restinga Sêca – 705
São Sepé – 514
Cacequi – 385
Faxinal do Soturno – 382
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Agudo, Luivonir Dorneles, o destaque da Sala do Empreendedor no município é motivo de orgulho e reforça o compromisso da gestão em apoiar o empreendedorismo local. "Estarmos entre as Salas do Empreendedor que mais realizam atendimentos na região é reflexo de uma gestão dedicada a incentivar a criação e o crescimento de negócios, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando oportunidades para a nossa comunidade", disse.
Em 2022, foram realizados 11.246 atendimentos. Em 2023, esse número cresceu para 17.383, representando um aumento de aproximadamente 54,6% em relação ao ano anterior. Já em 2024, o crescimento continuou, com 19.949 atendimentos, um acréscimo de cerca de 14,8% em comparação a 2023.
Para o Gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Michel Kesseler, os números evidenciam a crescente demanda por serviços de apoio ao empreendedorismo e o papel estratégico das Salas do Empreendedor no fortalecimento da economia regional. “Os números mostram não apenas o aumento na busca por suporte, mas também a confiança dos empreendedores no papel das Salas como aliadas estratégicas. Cada atendimento é uma chance de fomentar novos negócios, fortalecer os já existentes e estimular o desenvolvimento econômico local.”
O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Av. Tiradentes, 1625, no Centro de Agudo. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 99995-5545.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Texto: Sebrae RS (adaptado) | Fotos: Prefeitura de Agudo