No período, foram registrados mais de 17 mil atendimentos, exames e procedimentos
Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a Prefeitura de Agudo vem consolidando avanços importantes na área da saúde pública, com foco na ampliação dos atendimentos, melhoria da infraestrutura e fortalecimento do acesso a especialidades e exames de alta complexidade. O cuidado com a saúde das pessoas segue como prioridade, com ações concretas tanto na zona urbana quanto no interior do município.
A Secretária de Saúde, Camila Carvalho Kirinus, destaca a busca por uma saúde pública humanizada, acessível e de qualidade. "Os primeiros 100 dias demonstram que o cuidado com as pessoas está no centro das prioridades", diz Camila.
Conforme o prefeito Luís Henrique Kittel, o compromisso da gestão é principalmente com a prevenção e com o bem-estar da população. "Investir em saúde é investir em dignidade. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e dedicação para garantir que cada agudense tenha acesso ao cuidado que merece", finaliza Kittel.
Com mais de 12 mil atendimentos médicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a rede municipal mostrou eficiência e capilaridade. Só o Centro de Saúde registrou 9.243 atendimentos médicos, além de 1.194 atendimentos com dentista e psicóloga e 376 com fonoaudióloga. Já as UBSs do interior somaram 1.346 atendimentos médicos, e a UBS Tia Laurinha contabilizou 2.212 atendimentos médicos e 190 com psicóloga e dentista.
Para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para quem trabalha em horário comercial, a Prefeitura lançou o projeto Atender+, que estende o atendimento do Posto de Saúde Central até as 20h nas quartas-feiras. A iniciativa vem recebendo boa adesão da comunidade.
A Prefeitura também anunciou o lançamento do edital de licitação para a construção de uma nova UBS Tipo IV, por meio de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O investimento estimado é de R$ 5 milhões, o que representa um importante salto de qualidade na estrutura de atendimento à população.
Por meio do Consórcio Intermunicipal, foram viabilizados centenas de atendimentos especializados, como em Nutrição (666), Fisioterapia (665) e Terapia Ocupacional (232). Ainda, foram realizados diversos exames de imagem e diagnóstico como Ultrassons (239), Tomografias (133), Exames cardiológicos (95), Endoscopias e Colonoscopias (34), Ressonâncias (12) e Espirometrias (4). Destaca-se também as consultas de alta complexidade em áreas como Neurologia, Psiquiatria, Urologia e Cardiologia. Já pelo sistema SISREGI, outros 600 exames e procedimentos foram realizados, incluindo Eletrocardiogramas (87), Tomografias (130), Mamografias (95), Ultrassons (108) e Raio-X (104). Além de procedimentos mais complexos como Cateterismo (6), Polissonografia (8) e Ressonância Magnética (20).
O Espaço SER, voltado para o atendimento psicossocial e terapêutico, já realizou 700 atendimentos, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e o bem-estar integral da população.