Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/04/2025 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saúde avança nos 100 primeiros dias de governo, com ampliação de atendimentos e fortalecimento da atenção básica

No período, foram registrados mais de 17 mil atendimentos, exames e procedimentos

Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a Prefeitura de Agudo vem consolidando avanços importantes na área da saúde pública, com foco na ampliação dos atendimentos, melhoria da infraestrutura e fortalecimento do acesso a especialidades e exames de alta complexidade. O cuidado com a saúde das pessoas segue como prioridade, com ações concretas tanto na zona urbana quanto no interior do município. 

A Secretária de Saúde, Camila Carvalho Kirinus, destaca a busca por uma saúde pública humanizada, acessível e de qualidade. "Os primeiros 100 dias demonstram que o cuidado com as pessoas está no centro das prioridades", diz Camila.

Conforme o prefeito Luís Henrique Kittel, o compromisso da gestão é principalmente com a prevenção e com o bem-estar da população. "Investir em saúde é investir em dignidade. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e dedicação para garantir que cada agudense tenha acesso ao cuidado que merece", finaliza Kittel.

Atenção Básica mais acessível

Com mais de 12 mil atendimentos médicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a rede municipal mostrou eficiência e capilaridade. Só o Centro de Saúde registrou 9.243 atendimentos médicos, além de 1.194 atendimentos com dentista e psicóloga e 376 com fonoaudióloga. Já as UBSs do interior somaram 1.346 atendimentos médicos, e a UBS Tia Laurinha contabilizou 2.212 atendimentos médicos e 190 com psicóloga e dentista.

Ampliação de horários com o projeto Atender+

Para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para quem trabalha em horário comercial, a Prefeitura lançou o projeto Atender+, que estende o atendimento do Posto de Saúde Central até as 20h nas quartas-feiras. A iniciativa vem recebendo boa adesão da comunidade.

Nova UBS: investimento para o futuro

A Prefeitura também anunciou o lançamento do edital de licitação para a construção de uma nova UBS Tipo IV, por meio de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O investimento estimado é de R$ 5 milhões, o que representa um importante salto de qualidade na estrutura de atendimento à população.

Acesso ampliado a especialidades e exames

Por meio do Consórcio Intermunicipal, foram viabilizados centenas de atendimentos especializados, como em Nutrição (666), Fisioterapia (665) e Terapia Ocupacional (232). Ainda, foram realizados diversos exames de imagem e diagnóstico como Ultrassons (239)Tomografias (133)Exames cardiológicos (95)Endoscopias e Colonoscopias (34)Ressonâncias (12) e Espirometrias (4). Destaca-se também as consultas de alta complexidade em áreas como Neurologia, Psiquiatria, Urologia e Cardiologia. Já pelo sistema SISREGI, outros 600 exames e procedimentos foram realizados, incluindo Eletrocardiogramas (87)Tomografias (130)Mamografias (95)Ultrassons (108) e Raio-X (104). Além de procedimentos mais complexos como Cateterismo (6)Polissonografia (8) e Ressonância Magnética (20).

Espaço SER: acolhimento e cuidado especializado

Espaço SER, voltado para o atendimento psicossocial e terapêutico, já realizou 700 atendimentos, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e o bem-estar integral da população.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé