As aulas devem iniciar no dia 19 de fevereiro, após o período de formação dos profissionais da educação
Durante os dias 6, 7 e 8 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Agudo promoveu uma semana intensiva de formação pedagógica destinada aos profissionais da Rede Municipal de ensino. Com o intuito de enriquecer o conhecimento e a prática dos educadores, o evento contou com palestras e workshops ministrados por especialistas da área. As atividades também tiveram apoio do Programa A União Faz a Vida, do SICREDI, e do projeto ARISE, da Japan Tobacco International (JTI).
O evento teve início com a palestra "Diálogo sobre as Transições e Especialidades da Educação Infantil à Alfabetização" no Polo UAB Agudo, seguido por diversas atividades ao longo dos dias. Palestras como "Professor Educador: Para professores de todos os tempos" e "Neurociência e seus Implicações Positivas para o Desenvolvimento de Habilidades e Planejamentos Pedagógicos" foram realizadas, abordando temas fundamentais para a prática educacional. O encerramento da semana aconteceu com uma última série de palestras no último dia do evento, proporcionando aos participantes uma ampla gama de conhecimentos e práticas pedagógicas.
O Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, enfatizou o compromisso do Governo Municipal em proporcionar ambientes de aprendizados aos profissionais da Educação do município, destacando que a semana de formação representa um investimento valioso na capacitação dos profissionais. "Educação é o caminho, e profissionais cada vez mais capacitados são essenciais para o futuro das nossas crianças", destaca.
A Secretária de Educação e Desporto, Andressa Hoffmann Limana, ressaltou a importância das formações para fortalecer e estreitar laços entre os servidores, contribuindo para elevar ainda mais a qualidade do ensino em Agudo. "Ainda em dezembro de 2023, tivemos uma conquista muito importante para a nossa educação. Inicialmente situado na última posição do estado, devido erros no sistema de computação dos dados do Estado, agora com a revisão nos orgulhamos em ocupar a 52ª posição entre os 497 municípios, consolidando-nos como vice-líder no índice educacional na região central do RS", destacou Andressa. Para a gestora, a conquista não é apenas um reflexo de números, mas sim do trabalho dos profissionais da educação.
As escolas municipais já estão atendendo a população desde o dia 1º de fevereiro, e os horários de atendimento de cada escola podem ser consultados nas redes sociais dos educandários. Já o retorno das aulas na Rede Municipal de Agudo está marcado para o dia 19 de fevereiro. A expectativa é que os alunos poderão voltar às atividades escolares com todo o aprendizado e preparo proporcionados pelos eventos de capacitação, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento educacional e pessoal de cada estudante.
A abertura da semana de formação ocorreu no Polo UAB Agudo, no dia 6 de fevereiro, às 7h30min, com a palestra "Diálogo sobre as Transições e Especialidades da Educação Infantil à Alfabetização", ministrada por Francine Guilherme de Souza. O evento foi direcionado aos professores do Pré, 1º ano, 2º ano e 3º ano, seguido por uma reunião com as equipes diretivas à tarde, às 15h30min, no mesmo local.
No dia 7 de fevereiro, no Clube Centenário, às 8 horas, Dalmir S'Anna conduziu a palestra "Professor Educador: Para professores de todos os tempos", destinada a todos os profissionais da Rede Municipal de Educação. À tarde, às 15h30min, Luisa Siqueira, Rosemari Hofmeister e Luciano Steffen apresentaram palestras abordando temas relevantes para todos os profissionais da Rede Municipal de Educação.
O último dia da semana de formação, 8 de fevereiro, teve início no Polo UAB Agudo, às 8 horas, com a palestra da nutricionista Mariana Azambuja, voltada para merendeiras e serventes. Em seguida, às 8h30min, no ACISA, Francine Guilherme de Souza ministrou a palestra "Coordenação Pedagógica na formação Docente", destinada aos gestores. A tarde encerrou no Clube Centenário, às 15h30min, com a palestra "Neurociência e seus Implicações Positivas para o Desenvolvimento de Habilidades e Planejamentos Pedagógicos", focada nos professores dos 4º e 5º anos, e Anos Finais.