Foram abordadas questões essenciais sobre o funcionamento atípico característico do espectro autista, além de práticas de regulação emocional e estratégias facilitadoras
Nesta terça-feira, 5 de novembro, servidores da rede municipal de educação de Agudo participaram de uma capacitação focada no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A formação foi conduzida pela especialista Claudia Zirbes, do Centro Regional de Referência TEAcolhe de São Sepé, programa voltado ao atendimento especializado de pessoas com TEA.
Durante o encontro, foram abordadas questões essenciais sobre o funcionamento atípico característico do espectro autista, além de práticas de regulação emocional e estratégias facilitadoras. A capacitação buscou ampliar o conhecimento dos educadores sobre o autismo, incentivando o uso de recursos específicos que promovam um ambiente mais acolhedor e prevenindo comportamentos interferentes, facilitando assim o desenvolvimento e a inclusão dos alunos com TEA.
Andressa Hoffmann Limana, Secretária de Educação de Agudo, reforçou a importância da iniciativa. Conforma a gestora, capacitações como esta são fundamentais para que os educadores estejam preparados para atender todos os alunos com a atenção e o cuidado que merecem. "Queremos garantir que a inclusão aconteça de forma efetiva e que nossas escolas sejam espaços acolhedores para todos", destacou Andressa.