Parceria entre EMEF Três de Maio e JTI, incentiva alunos a auxiliarem na alimentação escolar
A escola é um espaço de aprendizados múltiplos, de convivência e de formação de valores, e influencia fortemente na formação dos hábitos dos alunos. Neste sentido, é dever da escola garantir aos alunos um ambiente saudável que contribua positivamente no seu desenvolvimento biopsicossocial, bem como a oferta de uma alimentação escolar nutricionalmente adequada e a promoção de ações de educação alimentar e nutricional.
Seguindo por este caminho, a EMEF Três de Maio e a empresa JTI formaram uma parceria importante para a comunidade escolar, através do projeto Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE). Este projeto tem o intuito de conscientizar sobre a importância da eliminação do trabalho infantil, através de fornecimento de meios que empoderam economicamente as comunidades com as quais trabalham.
Esta parceria auxiliou na construção da Estufa para Horta Escolar, uma estratégia importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, com integração de diversas disciplinas em um único espaço, a produção de alimentos para enriquecer a alimentação escolar e o uso sustentável dos recursos naturais.
Ter contato com uma horta e aprender sobre como os alimentos são cultivados, estimula os alunos a ter uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras e legumes plantados por eles, o que aumenta a satisfação em consumir esses alimentos. Além disso, a horta trabalha habilidades como colaboração, trabalho em equipe, generosidade e empatia e mostra ao aluno sua responsabilidade para com o meio ambiente e os seres vivos.
Neste sentido, a escola pode e deve ser um importante meio de conhecimento e práticas em benefício de uma alimentação saudável, que vai atingir além do aluno, toda a comunidade escolar.
Estas ações são fortes aliados nas mudanças urgentes que precisamos ter na alimentação de crianças e adolescentes, visto que atualmente tem aumentado o consumo de alimentos de baixo teor nutricional, (industrializados ricos em açúcar e gorduras) e diminuído o consumo de alimentos naturais (frutas, verduras e legumes), o que reflete diretamente na saúde e qualidade de vida da população.