Prefeitura Municipal de Agudo

Horário de Atendimento

segunda à sexta-feira,
das 7h30min às 11h30min
e das 13h às 17h.
Fone: (55) 3265-1144

Notícias


Membros da Defesa Civil Municipal participarão de Conferência  11/03/2014

Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, membros da Defesa Civil de Agudo participarão  da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Quarta Colônia. O evento faz parte da 2ª Conferência Estadual e Nacional de Proteção e Defesa Civil e acontecerá na sede do CONDESUS, a partir das 8 horas, em São João do Polêsine. A Conferência abordara os seguintes eixos temáticos: gestão integrada de riscos e respostas a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e a Defesa Civil; Gestão de Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.

 

Texto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa - Jornalista DRT/14967

Foto: Pesquisa Internet

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada

Confira a lista dos aprovados em Educação Especial do Polo de Agudo 11/03/2014

Foi divulgada nesta segunda-feira, 10, a lista dos classificados do Curso de Educação Especial do Polo de Agudo. A matricula acontece nos dias 12 e 13 de março, através do endereço www.ufsm.br/derca. Em anexo a lista dos aprovados e orientações para a matricula.

Foto: Busca Internet

Agudo já conta com novos médicos 10/03/2014

O Município de Agudo já conta com novos médicos nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 10, no Posto da Sede e também na Vila Caiçara, ao total serão quatro novos médicos. A médica ginecologista obstetra, Camila Pigatto, atenderá nas segundas e quartas-feiras na Unidade Central, contratada através de um Projeto de Lei, aprovado pela Câmara de Vereadores em 2013. Do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), Agudo recebeu os médicos clínicos, Guilherme Wolf Pimentel, para o Posto da Sede, e Ilsiane Bastiani, para a Unidade da Vila Caiçara. O Peruano Alfredo Morales Giraldo, do Programa Mais Médicos, também prestará serviços no Posto de Saúde do Centro de Agudo.  

Texto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa - Jornalista DRT/14967

Foto: Pesquisa Internet

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada

Cursos para empresários serão ministrados durante o ano 11/03/2014

Integrantes do Programa Crescer com Agudo e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISA) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 6, na Sala do Empreendedor e da Cidadania, com Rômulo Machado Vieira, coordenador de cursos do SEBRAE. A pauta foi à seleção de cursos e capacitações para o ano de 2014, sendo o público alvo os empresários agudenses. Ficou definido que o SEBRAE em parceria com a ACISA e o Município irão realizar cincos cursos, sendo eles: técnica em vendas, gerenciamento de finanças, cobrança e inadimplência, marketing e decoração de vitrines e motivação. Para o Microempreendedor Individual (MEI) serão ofertadas, gratuitamente, as capacitações: Sei controlar o meu dinheiro; Sei comprar e Sei planejar. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Rosangela Rohde Wilhelm, salientou a importância dos cursos, pois ao realizá-lo, o empreendedor terá 2horas de consultoria por ano em sua loja (para os cursos pagos) e 1 hora por mês para o MEI, com dia fixo a ser estabelecido pela coordenação do Crescer com Agudo. Material explicativo e de orientação estão à disposição dos empreendedores e dúvidas poderão ser sanadas na Sala do Empreendedor e da Cidadania.

 

Texto e foto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa - Jornalista DRT/14967

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada

Campanha de combate ao HPV será realizada em escolas 07/03/2014

A partir de segunda-feira, dia 10 de março, inicia em todo o Brasil a Campanha de prevenção contra o HPV, através do Programa Nacional de Imunizações. A vacinação tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres no Brasil. O público alvo são meninas de 11 a 13 anos.

 

Em Agudo uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Educação e Desporto está acontecendo para a imunização, da 1ª dose, que vai ocorrer nas escolas. De acordo com a Enfermeira Chefe do Posto de Saúde de Agudo, Carla Kich, nos educandários, além da vacinação, também está sendo preparado um material explicativo e informativo de conscientização. No município são 382 meninas que deverão ser imunizadas. No dia 22 de março, acontecerá nas Unidades de Saúde de Agudo o Dia D, somente no turno da manhã. “Criamos a data, pois pode ocorrer de a menina faltar a aula, por algum motivo, no dia em que visitarmos a escola. Então nos instituímos a data”, explicou Carla. A vacina é quadrivalente e atinge quatro vírus. A 2ª dose será em setembro e a 3º em 60 meses, ou seja, em cinco anos.

 

Texto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa - Jornalista DRT/14967

Foto: Ministério da Saúde

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada

Espaço do artesanato na Praça Padre Francisco Schuster 07/03/2014

O espaço do artesão, na Praça Padre Francisco Schuster, já pode ser conferido. O horário de funcionamento é nas terças e quintas-feiras, entre 13h30min e 17 horas, e aos sábados das 7h às 11horas. O artesanato é confeccionado por agudenses, portanto, comercializado a preços acessíveis. O destaque deste mês é artigos relacionados à Páscoa.

DPU Itinerante atenderá em Agudo dia 21 10/03/2014

A equipe de atendimento da Defensoria Pública da União, pelo projeto DPU Itinerante, em parceria com a Prefeitura de Agudo, prestará assistência jurídica gratuita aos agudenses, dia 21 de março, na Câmara de Vereadores, entre 9h30min e  o meio-dia. A orientação jurídica atenderá causas que envolvam a União ou qualquer instituição pública federal, como o INSS e a Caixa. Também questões relacionadas ao amparo assistencial a idosos e deficientes, aposentadoria, auxílio – doença, medicamentos de alto custo e outros que poderão ser esclarecidos pela Defensoria Pública da União. As pessoas que não tem condições financeiras de pagar advogado particular e são isentos de imposto de renda poderão receber o atendimento gratuito, no próximo dia 21.

Imagem: Busca Internet

Praça é inaugurada no centro de Agudo 24/02/2014

Uma Praça toda remodelada. Novos brinquedos, bancos, luminárias, um espaço para o artesanato e feirantes de Agudo. Foi assim que a Praça Padre Francisco Schuster foi entregue para a comunidade de Agudo, na última sexta-feira, dia 21. O ato de inauguração contou com a presença do Prefeito, Valério Trebien, Vice, Moises Kilian, artesãos e feirantes, Deputado Federal, Paulo Pimenta (PT),que foi o autor da emenda parlamentar, e demais autoridades municipais. A obra tem 62 metros quadrados e totalizou R$136.492, 38, por intermédio do Ministério do Turismo. O espaço de lazer conta também com banheiros adaptados e pavimentação, com o objetivo de garantir a livre circulação de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A obra iniciou em junho de 2013. O Prefeito Valério salientou a importância da obra, uma vez que era uma reivindicação antiga da comunidade. “As crianças não tinham um espaço destinado a elas, agora tem”, disse Trebien. Na oportunidade o Deputado Pimenta também anunciou uma emenda de R$250mil para pavimentação. Após a inauguração, os presentes puderam conhecer o novo espaço de lazer e as crianças usufruírem os brinquedos da pracinha.

Créditos: Márcia Müller/Assessora de Imprensa         

Mandato da corte de Agudo será por mais um ano 21/02/2014

As soberanas de Agudo, Rainha, Damiana Beling e as princesas, Andressa Hoffmann e Kerlen Roos terão mais um ano de mandato. A nova corte seria eleita no dia 31 de maio, durante o Volkstanztreffen que acontece bienalmente, promovido pelo Grupo de Danças Freundschaft. O Conselho Municipal de Cultura, Governo Municipal e o Grupo de Danças entraram em acordo e assim os recursos que seriam investidos no evento, serão destinados a novos trajes para o Freundschaft. Esse foi um dos assuntos discutidos na quinta-feira, dia 20, durante a reunião do Conselho Municipal de Cultura. Na próxima semana, o Conselho estará em audiência com o Prefeito Valério Trebien, onde também estarão em pauta assuntos de grande relevância para Agudo.

Texto e foto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa

Aulas iniciaram em Agudo 27/02/2014

Alunos e professores retornaram as salas de aula na segunda-feira, dia 24 de fevereiro. As escolas municipais de Agudo receberam os cerca de 1.700 alunos. Conforme a Secretária de Educação e Desporto, Rosmeri Martini Oestreich, o quadro de professores e funcionários está completo, sendo 131 educadores e 31 merendeiras e secretários. A Escola Alberto Pasqualini, de Rincão do Pinhal, estará com a primeira turma de nono ano em 2014. Com isso, Agudo possui sete escolas de ensino fundamental completo e uma de educação infantil. O calendário escolar de Agudo terminará em 17 de dezembro e o recesso será entre 21 de julho a 1º de agosto. A Secretária também salientou que nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo, os períodos do turno da tarde poderão ser reduzidos, para que os alunos possam acompanhar o Brasil.

 

Texto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa

Foto: Arquivo Prefeitura

Assistência Social realizou doação de roupas 20/02/2014

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realizou nesta quarta-feira, 19, a distribuição de peças de roupas e calçados. Foram beneficiadas as localidades de Cerro dos Camargo, Cinco Esquinas, Cerro da Vilma e Cerro dos Machado, totalizando 1.192 itens distribuídos. Recentemente também foram entregues 8.500 donativos para as famílias carentes, na Assistência Social. Segundo informações da Secretaria, o total de peças chegou a 9.692 e mais de 100 famílias.

 

Texto: Márcia Müller/Assessora de Imprensa

Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Prêmio de R$5mil é retirado 20/02/2014

Foi entregue na manhã desta quinta-feira, 20, o 1º prêmio, R$5.000, 00, do 4º sorteio, referente ao Bolão Municipal 2013. A cautela contemplada foi de número 22.435, que teve como ganhador Bertilio Pereira. Ainda não foram retirados os prêmios da cautela 140.165, R$500,00, trocada no Hospital Agudo, e também o número 22.270, R$1.000, 00, cautela trocada na Prefeitura de Agudo. Conforme o Secretário da Fazenda, Ademir Kesseler, um novo sorteio será realizados após o feriado de Carnaval, caso os contemplados não aparecerem nos próximos dias.

 

Créditos: Márcia Müller/Assessora de Imprensa


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!